Monday, 3 de September de 2012

Zero Hora tem maior índice de lembrança entre jornais de oito capitais

Pesquisa da Associação Brasileira de Anunciantes avaliou a força das marcas de periódicos em suas cidades-sede

Pesquisa da Associação Brasileira de Anunciantes avaliou a força das marcas de periódicos em suas cidades-sede

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com a TopBrands Consultoria de Branding, apontou Zero Hora como o jornal brasileiro com maior índice de lembrança no Top of Mind em sua cidade-sede. O veículo do Grupo RBS também lidera o ranking de jornal com maior adesão à marca em todo o país.

Realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília, com uma amostra de 2020 entrevistados, a pesquisa avalia a força das marcas com base em critérios de lembrança e fidelidade, em diversas categorias e produtos. O estudo aborda, ainda, confiança, satisfação e intenção de recompra.

No Índice de Top of Mind da pesquisa, na categoria jornais, Zero Hora obteve o melhor desempenho em comparação com os periódicos das oito cidades pesquisadas, alcançando 69% de lembrança.

– A pesquisa mostra o vigor da marca Zero Hora, com resultados diferenciados para todos os que se associam a ela. ZH recebe estes resultados com um reconhecimento de seu esforço para estabelecer um novo patamar de relacionamento com seus públicos em todas todas as plataformas – avalia Marcelo Rech, Diretor-geral de Jornais RS do Grupo RBS.

O veículo também se destacou no ranking nacional de fidelidade e adesão à marca: na categoria jornal, Zero Hora alcançou índice de 67% de “defensores” – clientes/consumidores que, além de consumir/utilizar, tendem a recomendar e defender a marca. Isso demonstra que, além de ser uma marca com forte lembrança, esta lembrança tem uma ressonância positiva, conforme a pesquisa.

No estudo, a rádio Atlântida é apontada como a emissora mais lembrada de Porto Alegre, com 18% de Índice de Top of Mind.

A pesquisa está disponível em http://www.oabcdacomunicacao.com.br/ler_news.php?news_id=140.

Sobre a ABA

A Associação Brasileira dos Anunciantes (ABA) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne as maiores empresas anunciantes do Brasil, representando cerca de 70% dos investimentos em propaganda realizados no país. Fundada em 1959, a entidade foi criada para representar e defender interesses comuns e contribuir para o desenvolvimento e profissionalização das empresas anunciantes.