Thursday, 30 de August de 2012

Obra de Fernando Henrique Cardoso é tema da Série Visões do Rio Grande de Zero Hora neste sábado

Ex-presidente é o entrevistado de reportagem que destaca estudos sobre o Estado em distintas áreas do conhecimento

Ex-presidente é o entrevistado de reportagem que destaca estudos sobre o Estado em distintas áreas do conhecimento

O caderno Cultura de Zero Hora apresenta neste sábado (1) a visão sociológica de Fernando Henrique Cardoso sobre o Estado. Autor de Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional, o ex-presidente comenta a obra que completa 50 anos e é considerada um marco na investigação sobre o Rio Grande do Sul.

Fernando Henrique é o nono participante da série que destaca estudiosos que tenham produzido pelo menos um trabalho significativo para a compreensão do Estado. Ao analisar as relações na sociedade rio-grandense dos séculos 18 e 19, o jovem Fernando Henrique viajou com frequência ao Rio Grande, prospectando arquivos e bibliotecas em Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas e travando contato com pesquisadores como Dante de Laytano e Carlos Reverbel.

A série Visões do Rio Grande começou em janeiro e será publicada mensalmente até dezembro. Já foram ouvidos Rubem Oliven (A Parte e o Todo), Sérgio da Costa Franco (Julio de Castilhos e sua Época), Regina Zilberman (A Literatura no Rio Grande do Sul), Spencer Leitman (Raízes Socioeconômicas da Guerra dos Farrapos), Moacyr Flores (Modelo Político dos Farrapos), Paixão Côrtes (Manual de Danças Gaúchas), Flávio Loureiro Chaves (Erico Verissimo – O Escritor e seu Tempo) e Hélgio Trindade (Poder Legislativo e Autoritarismo no Rio Grande do Sul).