Monday, 27 de August de 2012

Grupo RBS lança campanha institucional pela qualidade da educação

Com atuação publicitária, editorial e institucional, mobilização reforça compromisso da empresa com o tema

Com atuação publicitária, editorial e institucional, mobilização reforça compromisso da empresa com o tema

O Grupo RBS lança nesta terça-feira (28) a sua nova campanha institucional: “A educação precisa de respostas”. A iniciativa, realizada em conjunto com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, tem como objetivo alertar e conscientizar os cidadãos e estimular e valorizar ações concretas de transformação no campo da educação. O tema volta à agenda da RBS devido à relevância do assunto para o país, à necessidade de ampliar a mobilização das escolas, famílias e comunidades em torno da causa e a sua importância para o Grupo RBS e seus veículos.

Para marcar o lançamento, será realizado um Painel RBS especial sobre a qualidade da educação. O programa de televisão, realizado em Porto Alegre, contará com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, dos secretários de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, e do Rio Grande do Sul, Jose Clovis de Azevedo, do conselheiro do Todos Pela Educação Mozart Neves Ramos, e da secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin.

Criada a partir de seis perguntas formuladas com base nas metas da organização Todos pela Educação, a campanha foi em busca de respostas para questões como a posição do Brasil no ranking internacional de qualidade da educação, a desvalorização da carreira de professor e a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Especialistas de todo o país aderiram à campanha, contribuindo com respostas. Todo o material será disponibilizado em um site especial criado para o tema e por meio do qual a comunidade poderá participar enviando suas próprias perguntas sobre educação.

As frentes de atuação da campanha

Voltada à defesa da educação de qualidade como condição indispensável para o desenvolvimento e crescimento do nosso país, a campanha estará baseada em três pilares de atuação: publicitário, editorial e institucional.

No pilar publicitário, um filme foi produzido para a campanha, provocando a sociedade a refletir sobre a qualidade da educação. Anúncios impressos, spots de rádio e peças para internet também serão veiculados a partir de terça-feira (28). A logomarca do projeto tem como símbolo o dedo indicador levantado, gesto habitual de quem quer fazer uma pergunta.

Na área editorial, os veículos do Grupo RBS – jornais, rádios, TV e plataformas digitais – reforçarão a cobertura de temas ligados à educação, focando na busca de soluções para problemas comuns e dando visibilidade às melhores práticas.

Institucionalmente serão realizados eventos em escolas e mobilizações pelos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para instigar as comunidades a refletir sobre como a atual realidade educacional do país pode ser modificada.

As campanhas institucionais do Grupo RBS

As campanhas institucionais, também chamadas bandeiras institucionais, são uma tradição do Grupo RBS e uma de suas mais importantes iniciativas de investimento social. Sem fins lucrativos ou objetivos comerciais de qualquer natureza, são grandes campanhas de mobilização, com ações institucionais, publicitárias e editoriais, que englobam toda a plataforma multimídia do grupo e envolvem seus mais de 6 mil colaboradores.

São exemplos as campanhas como “Crack, Nem Pensar” (um alerta aos riscos da droga) ou “O Amor é a Melhor Herança” (um convite à denúncia de maus tratos à infância usando monstrinhos como personagens). Entre os resultados dessas mobilizações estão a instituição de Jornadas de Debates sobre Infância e Juventude, que está completando 10 anos, a parceria com o Conselho Nacional de Justiça para veiculação em todo o país da campanha “Crack, Nem Pensar” (em 2011) e a criação do Instituto Crack, Nem Pensar, com sede em Porto Alegre.

O Painel RBS sobre a qualidade da educação

Para acompanhar o Painel RBS sobre a qualidade da educação:

- Data: terça-feira (28 de agosto)

- Horário: das 9h às 11h

- Transmissão: TVCOMCBN Diário , Rádio Gaúcha e site www.painelrbs.com.br
- Entrevistados: ministro da Educação, Aloizio Mercadante, secretário estadual da Educação de SC, Eduardo Deschamps, secretário estadual da Educação do RS, Jose Clovis de Azevedo, conselheiro do Todos Pela Educação Mozart Neves Ramos, e a secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin

- Mediador: Carolina Bahia

- Entrevistadores: jornalistas Angela Ravazzolo e Júlia Antunes, especialistas em educação