A cerimônia de entrega dos “Desafios de Florianópolis” será na sede da OAB da Avenida Beira Mar Norte. Na quinta-feira (16), o Diário Catarinense publicará um caderno com análises de especialistas sobre os principais temas abordados no documento final do projeto.
Após quatro meses de discussões, o documento “Desafios de Florianópolis - Subsídios para Elaboração do Plano de Metas”, do Movimento Floripa Te Quero Bem (FTQB), chega às mãos dos candidatos a prefeito e à sociedade, que poderá acessá-lo no site www.floripatequerobem.com.br. A cerimônia de entrega do documento final será nesta quarta-feira (15), às 19h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, na Beira Mar Norte, em Florianópolis. Na quinta-feira (16), o Diário Catarinense encartará um suplemento especial sobre o FTQB, que estará disponível também no site www.diario.com.br.
O caderno especial do DC apresentará alguns indicadores que retratam os problemas da capital catarinense, os desafios elencados e exemplos de projetos que podem auxiliar a próxima gestão municipal. Além disso, o material trará análises de 16 especialistas, entre participantes do movimento e outros profissionais, que avançam ainda mais na discussão dos temas abordados pelo documento.
Os subsídios do Movimento FTQB retratam as principais necessidades nas áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade e planejamento urbano da capital catarinense. Foram incluídos também mais de cem projetos já existentes em Florianópolis e em outras cidades do país e do mundo que podem ajudar a encontrar soluções para os problemas levantados. O material visa a subsidiar o novo prefeito na construção de um plano de metas.
Os próximos passos do Movimento Floripa Te Quero Bem envolvem a criação de um observatório, por meio de parceria com uma universidade, para acompanhar os principais indicadores da cidade. Dentre outras ações, o comitê consultivo do movimento pretende continuar com sua atuação e acompanhar o desempenho da nova administração pública, cobrando as promessas de governo.
Ao promover um movimento pela melhor qualidade de vida dos cidadãos, o FTQB inseriu a capital catarinense na Rede Social Brasileira por Cidades Sustentáveis, um braço da rede latino-americana que conta com a participação de 42 municípios.
O evento de lançamento do documento Desafios de Florianópolis contará com a participação de representantes de entidades, instituições e candidatos à Prefeitura de Florianópolis. O material poderá ser acessado na integra no site do Floripa Te Quero Bem. Os internautas podem se informar também na fanpage do Floripa Te Quero Bem.
Como tudo começou
O Floripa Te Quero Bem surgiu em novembro de 2011, um mês após entrevista de Guga Kuerten ao Diário Catarinense, quando levantou a possibilidade de ir embora da cidade devido à redução da qualidade de vida. A declaração levou à realização do Painel RBS, que promoveu um debate sobre o futuro da Capital. Em 2012, a campanha temporária se transformou em movimento liderado pelo Grupo RBS, Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) e Instituto Vilson Groh (IVG).
A partir das discussões do comitê FTQB – formado por 60 representantes de entidades sociais, de classe e universidades da capital catarinense – foi elaborado o documento que levantou problemas e projetos, para servir de subsídio e ajudar no planejamento de sua gestão municipal.