Monday, 16 de July de 2012

Florianópolis está em miniatura no Diário Catarinense Online

Internautas já podem acessar as cenas registradas por repórteres fotográficos do DC editadas com a técnica tilt-shift, que cria um efeito maquete da cidade

Internautas já podem acessar as cenas registradas por repórteres fotográficos do DC editadas com a técnica tilt-shift, que cria um efeito maquete da cidade

Mercado Público, Centro de Florianópolis

Está no ar o vídeo Floripa em miniatura produzido pela equipe do Diário Catarinense, que reúne imagens em movimento com efeitos miniatura. O repórter fotográfico Alvarélio Kurossu fez um ensaio e registrou cenas urbanas de Florianópolis que parecem ser grandes maquetes em movimento. A técnica, conhecida como tilt-shift, consiste na arte de borrar uma foto deixando apenas uma parte visível, o que cria a ilusão de ótica.

O ensaio mostra cenas do cotidiano da capital catarinense como se tudo não passasse de um brinquedo em movimento. São canteiros de obras, ruas centrais da cidade cheias de pessoas e passageiros desembarcando no aeroporto.

A origem da brincadeira remonta ao início da popularização do softwares de edição de imagem. Atualmente, quem tem uma câmera amadora ou um celular com aplicativos que façam esta operação podem acessar a internet e participar da brincadeira. O editor de fotografia do DC, Emerson Souza, explica que tudo parece estar borrado com exceção de uma parte da imagem. A leitura que o cérebro fará é que o trecho em destaque fica mais perto do que o restante.

Criar essa ilusão de ótica não é tão complicado, desde que sejam seguidos alguns pontos importantes. Confira as dicas para fazer o efeito:

- Faça a foto de um cenário à distância;
- Abra a imagem em um aplicativo, software ou em um site;
- Edite a foto com cores e contrastes, se necessário;
- Aplique o efeito de borrão - ou "blur";
- Cuide para que não haja nenhuma pessoa ou objeto em primeiro plano (mais perto de você do que o assunto da foto);
- Dê preferência a imagens feitas a céu aberto;
- A luz natural é a mais indicada;
- Quanto mais cores no ambiente, mais interessante será o resultado.

Confira o vídeo no endereço: www.diariocatarinense.com.br