Friday, 13 de July de 2012

Grupo RBS apresenta planejamento editorial das Eleições 2012 para TRE de SC

Representantes do Tribunal Regional Eleitoral acompanharam, nesta quinta-feira (12), a apresentação da cobertura editorial dos veículos do Grupo RBS para o período de eleições de 2012, em Santa Catarina

Representantes do Tribunal Regional Eleitoral acompanharam, nesta quinta-feira (12), a apresentação da cobertura editorial dos veículos do Grupo RBS para o período de eleições de 2012, em Santa Catarina

A diretoria do Grupo RBS recebeu os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina para uma reunião institucional, que antecedeu a apresentação do planejamento de cobertura editorial das Eleições 2012, na Sede do Diário Catarinense, na Rodovia SC 401, em Florianópolis.

O Vice-Presidente do Grupo RBS SC, Eduardo Smith, abriu a programação do evento ressaltando a importância da integração dos veículos e das ações planejadas para a cobertura das Eleições 2012, que tem como foco principal o eleitor. Smith apontou o encontro com o TRE como uma ação que garantirá mais uma edição da cobertura eleitoral da RBS com transparência e excelência. “Queremos, por meio da nossa plataforma de conteúdo multimídia, auxiliar no debate de propostas e soluções para os problemas da nossa cidade, e desta maneira, manter os cidadãos informados e esclarecidos, para que possam fazer a melhor escolha nas urnas”.

Na continuação, Eurico Meira, diretor geral de jornalismo da RBS TV SC, apresentou os desafios prioritários traçados pelo comitê do projeto Floripa Te Quero Bem para o próximo governante de Florianópolis. O documento servirá de subsídio para a construção de metas para a capital em cinco áreas diferentes e também pautará o conteúdo produzido pelos veículos do Grupo RBS ao longo desta etapa eleitoral.

O Presidente do TRE, Desembargador Luiz Cézar Medeiros, destacou a importância deste estreitamento e da interação com os veículos de comunicação para garantir a transparência da justiça eleitoral. Medeiros defende que a excelência do processo eleitoral se dá por meio desta interlocução com imprensa, TRE e eleitores. “Desta maneira, o público participa ativamente e toma conhecimento de tudo que acontece em um período tão importante como este”, conclui o desembargador.

O encontro prosseguiu com as exposições dos planos e ações de cobertura, apresentados pelos editores e chefes de redação da RBS TV SC, TVCOM, CBN Diário, Jornal de Santa Catarina, A Notícia, Hora de SC, Diário Catarinense e suas versões online.  A campanha eleitoral e o conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Grupo RBS poderão ser acompanhados a partir deste mês até o final das eleições.


Conheça as normas para a cobertura eleitoral, divulgadas na edição de domingo (08) do Diário Catarinense:

1) Os veículos da RBS tratam partidos e candidatos de maneira equilibrada e independente.

2) Os candidatos de partidos com baixa representatividade têm cobertura de acordo com sua dimensão.

3) A RBS não faz pesquisas eleitorais. Para atender ao interesse de seu público, os veículos do grupo somente contratam e divulgam pesquisas de institutos reconhecidos e com comprovado trabalho sistemático em eleições.

4) A RBS não trata pesquisas como principal assunto editorial dos veículos, mas como acessórios da cobertura eleitoral.

5) A cobertura eleitoral dos veículos da RBS deve dar prioridade à discussão de programas, comparação de biografias e serviços para o eleitor.

6) Os veículos da RBS não divulgam resultados de pesquisas eleitorais contratadas por partidos, candidatos ou governos.

7) Durante o período eleitoral (6 de julho a 28 de outubro de 2012), os veículos da RBS não divulgam anúncios publicitários ou apedidos com resultados de pesquisas sobre intenção de voto.

8 ) Anúncios ou apedidos com conotação eleitoral devem ser entregues aos veículos no prazo mínimo de 12 horas antes de sua divulgação, a fim de serem submetidos a exame jurídico quanto a sua adequação à legislação eleitoral. No caso dos jornais, o material deve ser entregue até as 12h do dia útil anterior à publicação.

9) A RBS não cede ou comercializa material de arquivo para campanhas eleitorais e desautoriza que material produzido e divulgado por seus veículos seja usado na propaganda eleitoral. O eventual uso desse material por partidos ou coligações será por conta e risco dos responsáveis pela propaganda.

10) As despesas das coberturas eleitorais são pagas exclusivamente pela RBS. Nenhum profissional da empresa pode aceitar qualquer cortesia de candidato, partido ou coligação.

11) São vedadas a distribuição de propaganda política, a exposição de material eleitoral ou manifestações político-eleitorais nas

dependências da RBS. Os profissionais da RBS não podem utilizar material de propaganda com conotação eleitoral durante o exercício de suas funções.

12) Comunicadores e jornalistas do Grupo RBS devem considerar blogs e mídias sociais como comunicação pública, na qual prevalece o regramento ético esperado na sua atuação profissional regular.

13) A eventual candidatura de profissionais e colaboradores da RBS pressupõe seu afastamento das atividades da empresa tão logo seja confirmada a intenção da candidatura.

14) A participação de jornalistas e comunicadores na propaganda eleitoral pressupõe o afastamento do profissional pelo período mínimo de duração da campanha.

15) Durante o período eleitoral (6 de julho a 28 de outubro de 2012), os veículos da RBS devem se abster de publicar artigos que caracterizem propaganda de candidatos ou partidos.