“O Guitarrista no Telhado”, realizado pela RBS TV RS, participa do 20º Anima Mundi, que começa nesta sexta-feira (13)
A animação em curta-metragem O Guitarrista no Telhado, realizada pela RBS TV RS e apresentada no programa Histórias Curtas em 2011, está concorrendo a uma indicação para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação do Oscar 2013, prêmio mais importante do cinema mundial, oferecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. O curta participa entre os dias 13 e 19 de julho da 20ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil – o Anima Mundi 2012 – que ocorre no Rio de Janeiro e São Paulo. Pela primeira vez, o filme vencedor da mostra entrará para a lista de indicados ao Oscar como animação de curta-metragem do próximo ano.
Dirigida por Guto Bozzetti, O Guitarrista no Telhado apresenta um músico do sul do Brasil em busca da fama. Após ser expulso de sua banda e ter vários desentendimentos com o porteiro e confusões com a síndica do prédio, a vida dele pode mudar. Principalmente, a maneira como Carlos André encara a música e se relaciona com as pessoas. Para isso, o encontro com sua vizinha Débi será definitivo para ele. Mais de 40 anos depois do último concerto dos Beatles ao vivo no terraço da gravadora Apple, em Londres, o músico Cláudio André, aconselhado pela Débi, também quer ser famoso e monta um show no telhado do prédio onde mora, em Porto Alegre.
O Guitarrista no Telhado tem as vozes de Charles Master, Ingra Liberato, Diego Medina, Deborah Finocchiaro, Alexandre Fetter, Duda Calvin e Fabrício Licks. O roteiro e a direção são de Guto Bozzetti, a produção de Jair Giacomini, a arte de Lisandro Santos e Guto Bozzetti, a direção de produção de Lisandro Santos e a produção executiva da Cartunaria Desenhos. A coordenação de produção é de Nice Sordi e a direção geral de Gilberto Perin.
Além de O Guitarrista no Telhado, mais nove curtas brasileiros são candidatos à indicação: Cafeka, de Natalia Cristine; Destimação, de Ricardo De Podestá; Linear, de Amir Admoni; Mentiras são contadas em julho, de Rogério Vilela; Neomorphus, do Estúdio Animatório; O acaso e a borboleta, de Fernanda Correa e Tiago Américo; O grande evento, de Thomas Larson; Realejo, de Marcus Vasconcelos; e Valquíria, de Luiz Henrique Marques Gonçalves.
Para mais informações sobre o festival, acesse o site www.animamundi.com.br.
O projeto Histórias Curtas
Criado há 12 anos, o Histórias Curtas é uma iniciativa de dramaturgia audiovisual que envolve artistas, roteiristas, diretores e técnicos do Rio Grande do Sul. Através de um concurso público, a RBS TV financia o projeto com R$ 40 mil, além da possibilidade de utilização de equipamentos de captação e finalização.