Além de site e cadernos especiais, ZH leva os editores Cláudia Laitano, Klécio Santos e Rosane de Oliveira à cidade nesta quarta-feira (4) para evento na Bibliotheca Pública Pelotense
Fundada em 7 de julho de 1812, Pelotas completa 200 anos neste sábado. Para comemorar a data, Zero Hora planejou três ações especiais: um evento, um caderno e um site.
Nesta quarta-feira (4), às 19h, a Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Cel. Pedro Osório, 103 - Centro) realiza um evento para convidados com a participação dos editores Cláudia Laitano, Rosane de Oliveira e Klécio Santos (currículos abaixo). Em comemoração aos 200 anos do município, os três irão promover um bate-papo com a plateia sobre a bicentenária cidade e as perspectivas regionais.
Outra iniciativa de ZH é o caderno especial sobre os 200 anos de Pelotas que circulará em todo o Estado na edição impressa do jornal, na mesma data, 4 de julho. Com 12 páginas, o suplemento pretende mostrar como a herança tradicional do município em áreas como economia (ciclo do charque), cultura (grandes nomes como Simões Lopes Neto) e educação impulsionaram a retomada do crescimento regional e quais são os planos para o futuro pelotense.
Para divulgar a data nacional e regionalmente, está no ar desde o início de junho, o site especial "Pelotas 200 anos", no endereço www.zerohora.com/pelotas200anos, com serviços sobre o município e o evento. A página também vai trazer um infográfico animado com passeio virtual pelo mapa de Pelotas antigo, destacando imagens dos principais prédios históricos e pequenas curiosidades sobre cada lugar.
Currículo dos palestrantes
Cláudia Laitano
Jornalista e cronista de Zero Hora Cláudia Laitano trabalha em ZH desde 1987 e, desde 2000, é editora executiva da área cultural do jornal.Formou-se em Jornalismo na UFRGS em 1992. No ano seguinte, redigiu as memórias do jornalista Carlos Reverbel, editadas no livro "Arca de Blau" (Editora Artes e Ofícios). Em 2007, concluiu o curso de especialização em Economia da Cultura na Faculdade de Economia da UFRGS. É autora da coletânea de crônicas "Agora Eu Era" (Editora Record).
Klécio Santos
Klécio Santos nasceu em Porto Alegre, mas se considera pelotense. Formou-se em jornalismo na Universidade Católica de Pelotas e se especializou em patrimônio cultural na Universidade Federal de Pelotas. Começou a carreira no Jornal Agora, em Rio Grande, com uma coluna de cinema. Foi editor de Cultura do Diário da Manhã e do Diário Popular. Entrou em ZH em 1993 como correspondente em Pelotas, onde também atuou como editor da Casa Zero Hora. Em 1999, transferiu-se para Brasília, onde é editor-chefe e executivo do Grupo RBS. A mulher, Maria Lúcia, e o meu filho, Vitor, são pelotenses legítimos. Klécio é conselheiro do E. C. Pelotas e, em novembro, na Feira do Livro, vai lançar um livro sobre os 180 anos do Theatro Sete de Abril.
Rosane de Oliveira
Rosane de Oliveira é jornalista formada pela PUCRS. Está no Grupo RBS desde 1992, onde acumula as funções de editora de Política e colunista de Zero Hora, apresentadora do Gaúcha Atualidade e comentarista da TVCOM. No dia a dia agitado, ainda consegue colocar notas no Blog da Rosane e tuíta no perfil @rosaneoliveira, que já ultrapassou os 15 mil seguidores. Em 1999, fez o Master em Jornalismo para Editores, da Universidade de Navarra, no Centro de Extensão Universitária de São Paulo.