Thursday, 28 de June de 2012

Diário Catarinense publica o novo DC na Sala de Aula

O caderno vem acompanhado de um novo projeto, O Dia do Jornal na escola, que estreia a partir de hoje

O caderno vem acompanhado de um novo projeto, O Dia do Jornal na escola, que estreia a partir de hoje

O Diário Catarinense traz encartado na edição desta quinta-feira (28) mais uma edição do caderno DC na Sala de Aula, um dos projetos do Programa Jornal e Educação mantido pelo Grupo RBS. A publicação será acompanhada de uma nova ação do DC, “O Dia do Jornal na Escola”, que levará o jornal às escolas da Rede Estadual.

Com 12 páginas, O DC na Sala de Aula teve uma tiragem de 38 mil exemplares e mais 15 mil para serem distribuídos nas escolas. O objetivo do suplemento é divulgar atividades de destaque desenvolvidas em escolas da rede pública estadual de Santa Catarina.

A partir de hoje (28), nos dias das publicações do caderno, o Diário Catarinense promoverá “O Dia do Jornal na Escola”. As escolas estaduais conveniadas ao Programa Jornal e Educação ganharão – além dos exemplares extras do caderno que costumam receber – cerca de 15 jornais para que os professores possam realizar atividades diferenciadas com os alunos. O projeto é um incentivo extra à leitura e o uso do jornal é mais uma oportunidade para que as crianças tenham contato com outra forma de linguagem, diferente da literária e daquela encontrada nos livros didáticos. Nesta edição, os exemplares extras serão entregue excepcionalmente na sexta-feira (29).

O DC na Sala de Aula abre espaço também para desenhos, poesias e exposições feitos por alunos de todas as idades e séries. A central do caderno sempre traz uma reportagem especial que aborda assuntos de interesse da comunidade escolar e destaca projetos de sucesso das escolas. Já a opinião de professores e demais profissionais de educação podem ser conferidas em artigos.

Na edição que sai nesta quinta-feira, o DC na Sala de Aula traz como reportagem principal os jornais escolares produzidos e mantidos por estudantes e professores, e que são uma importante ferramenta de aprendizagem.

Outro destaque é uma entrevista de duas páginas como padre Vilson Groh, que desenvolve um importante trabalho social com jovens nos morros de Florianópolis. Ele foi sabatinado por estudantes da Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva, da Capital, para o concurso "A entrevista dos meus sonhos", promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícia.

Outra reportagem mostra um projeto de cidadania desenvolvido com estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Joaçaba. O caderno mostra também a participação do Programa Jornal e Educação do DC no Amigos da Escola, que ocorreu na EEB Aderbal Ramos da Silva, na Capital. Na oficina ministrada pela coordenadora do programa, Vanessa Esteves, notícias publicadas no DC foram transformadas em poesias. Esta edição publica ainda produções de alunos da EEB Altamiro Guimarães, de Antônio Carlos, que fizeram belas homenagens às mães.