Monday, 25 de June de 2012

Sala do telespectador estreia na RBS TV Joinville

O conteúdo jornalístico da emissora passa a ser monitorado pelo telespectador em um projeto inédito na região, que avalia a qualidade do que é exibido na programação local


Nove telespectadores da RBS TV de Joinville foram escolhidos para participar do projeto que monitora o conteúdo dos telejornais produzidos na emissora. A primeira reunião da Sala do Telespectador 2012 foi realizada na última sexta-feira (22). Além de monitoramento, a comissão escolhida irá avaliar constantemente a qualidade e a relevância dos assuntos mostrados no Jornal do Almoço e no RBS Notícias. Os participantes deste grupo têm espaço para sugerir reportagens e apontar acertos e erros do conteúdo editorial da programação.

A Sala do Telespectador selecionou os integrantes a partir de seus currículos. Os candidatos tiveram de responder à questão “por que quero fazer parte do projeto?”. A missão dos monitores terá a duração de seis meses. Até dezembro, eles se encontrarão uma vez por mês para debater o que tem sido apurado e devem fazer demais observações por e-mail ou telefone durante todo o período de análise.

As reuniões são conduzidas por Gilmar Fochessato, coordenador de jornalismo da emissora em Joinville e por Eliane Gariani, analista de marketing. Fochessato comenta que esta é a primeira vez que a RBS TV Joinville adota o modelo de ter um grupo consultivo público. “A intenção é abrir mais espaço ainda para a participação da comunidade e estimular a interação por meio do conteúdo exibido pela televisão”, explica o coordenador. O foco da analista Eliane é aproveitar as idéias surgidas nos encontros e direcioná-las para a divulgação externa. As regionais de Florianópolis e Blumenau já adotaram o mesmo modelo de avaliação.

A primeira reunião da Sala do Telespectador 2012 contou com a participação de Luana da Silva, estudante de comunicação, César Damaceno, professor, Ditmar Rosemann, consultor aposentado, Airton Cercal, corretor de imóveis, Patrick Braga, estudante de design, Renato Amaral, policial civil, Raulino Limas, funcionário público e de Jeferson França, estudante de publicidade.