Friday, 22 de June de 2012

Jornais da RBS em SC publicam cadernos sobre o grande fluxo migratório no Estado

A partir deste domingo (24), série de cadernos trará as peculiaridades que fazem dos municípios catarinenses os mais atrativos para viver

A partir deste domingo (24), série de cadernos trará as peculiaridades que fazem dos municípios catarinenses os mais atrativos para viver

Santa Catarina é o estado que mais recebe pessoas de outros estados e países. A nova realidade migratória foi comprovada pelos resultados do Censo 2010, divulgados este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Partindo desta pesquisa, A Notícia, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina publicarão, a partir deste domingo (24), uma série de cadernos intitulada SC Abraça, que mostrará por que o território é tão atraente.

Conforme os resultados gerais da Amostra do Censo 2010, a circulação de pessoas entre os estados brasileiros chegou a 5,2 milhões de pessoas entre 2005 e 2010. Santa Catarina, com o maior crescimento, teve um aumento de 59% entre o período, com 174 mil pessoas que escolheram SC para morar.

 O SC Abraça será veiculado entre domingo (24) e a próxima quinta-feira (28). Serão cinco cadernos separados pelas regiões do Estado, que pretendem levar aos leitores os pormenores dos municípios mais acolhedores.

Em um formato editorial diferenciado, com declarações poéticas, depoimentos e artigos analíticos, pessoas que escolheram o Estado para viver e gente da terra falam sobre os encantos turísticos e atrativos econômicos de suas regiões. O caderno contará histórias, como a do operário do Piauí, Domingos de Souza Menezes Neto, que veio trabalhar nas indústrias de Guaramirim, no Norte catarinense, e acabou trazendo mais 50 parentes e amigos.

Confira as datas de publicação do caderno:

Domingo (24) - Região Oeste e Serra;

Segunda-feira (25) - Região Norte;

Terça-feira (26) - Vale do Itajaí;

Quarta-feira (27) - Grande Florianópolis;

Quinta-feira (28) - Região Sul.