Caderno especial de Zero Hora com a história de Felipe*, publicado neste domingo (17), é o ponto de partida para o evento com especialistas e governo
Para ampliar a discussão em torno das dificuldades para se retirar das ruas crianças e adolescentes que fazem das calçadas o seu lar, o Grupo RBS promove na segunda-feira (18) um Painel RBS. O evento “Filho da Rua: alternativas para o drama dos meninos das esquinas” discutirá com especialistas e representantes do governo e do Judiciário alternativas para resolver o drama que impede estes jovens de estudarem e terem uma vida plena.
Participarão pesquisadores especializados no tema, representantes da Justiça e do Ministério Público e também dos governos estadual e municipal. O debate terá como pano de fundo a história de Felipe*, um menino de 14 anos que teve sua trajetória acompanhada de perto pela repórter de Zero Hora Letícia Duarte desde março de 2009. O resultado de três anos de apuração é a grande reportagem Filho da Rua, com texto de Letícia, fotos de Jefferson Botega e edição de Rodrigo Muzell, que será publicada em um caderno especial de 16 páginas encartado no jornal de domingo (17).
*Os nomes do menino e da família foram trocados para preservar as identidades, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para acompanhar o Painel RBS ““Filho da Rua: alternativas para o drama dos meninos das esquinas”:
- Data: segunda-feira (18)
- Horário: das 9h30 às 11h
- Transmissão: TVCOM, Rádio Gaúcha e site www.painelrbs.com.br
- Entrevistados:
Fabiano Pereira - Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos
Ivaldo Gehlen - Professor de Sociologia da UFRGS e Pesquisador
José Antônio Daltoé Cezar - Juiz da 2ª Vara do Juizado da Infância e da Juventude
Júlia Obst - Assistente Social da Fasc
Lucas Neiva - Professor da FURG e Pesquisador do CEP-Rua/UFRGS
- Mediador: André Machado
- Entrevistadores: Daniel Scola, Letícia Duarte e Manoel Soares