Tuesday, 12 de June de 2012

Jornal Pioneiro enterra cápsula do tempo com reflexões sobre o futuro da educação pública

Projeto do jornalista Fábio da Câmara inclui cartas escritas por professoras de cinco países

Projeto do jornalista Fábio da Câmara inclui cartas escritas por professoras de cinco países


Um projeto do jornalista Fábio da Câmara, editor de Redes Sociais e Mobilidade do jornal Pioneiro, teve o encerramento marcado nesta segunda-feira (11) com o armazenamento de uma cápsula do tempo contendo reflexões sobre o futuro da educação pública no mundo. Ao lado de Fábio, do prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e de outras autoridades, alunos da escola João de Zorzi enterraram no Largo da Prefeitura uma caixa de metal com cartas escritas por educadoras de cinco países. O Brasil foi representado pela professora Albertina Franzói, que trabalha com os alunos participantes da cerimônia.


A maior parte do projeto foi desenvolvida em 2011, quando Fábio viajou a quatro países e produziu um caderno especial sobre a educação pública em cidades de porte semelhante a Caxias do Sul, também incluída na série, com cerca de 500 mil habitantes. São elas: Valparaíso (Chile), Fort Worth (Estados Unidos), Málaga (Espanha) e Nice (França). Em uma escola de cada cidade, pediu a uma professora que escrevesse uma carta projetando como imaginam que será o mundo e a educação dentro de 20 anos.


- Com a reportagem, procuramos mostrar ações simples, que todos podem fazer pela educação das crianças, para formarmos cidadãos conscientes de suas responsabilidades. O armazenamento da cápsula do tempo simboliza o envolvimento de Caxias do Sul neste projeto - afirma o editor.


O Pioneiro publicou um caderno de oito páginas sobre o tema na edição conjunta de 31 de março e 1º de abril de 2012.  A reportagem mostrou as batalhas diárias travadas pelas professoras para trabalhar valores éticos com as crianças e abordou o papel da família na educação. A cápsula será aberta no dia 3 de outubro de 2031, quando os alunos das professoras que redigiram as cartas terão idade para tomar decisões e comandar os rumos do planeta.