Caderno especial sobre a educação catarinense foca na importância da leitura e em projetos de sucesso realizados em bibliotecas do Estado
O Diário Catarinense publica nesta quinta-feira (31) o primeiro DC na Sala de Aula deste ano. Com tiragem de mais de 54 mil exemplares, o caderno estará encartado no jornal desta quinta-feira e também será distribuído em escolas de vários municípios do Estado.
Em 12 páginas, esta edição foca na importância da leitura e no cultivo ao hábito de ler para crianças e adolescentes. A principal reportagem do caderno mostra como algumas escolas de Florianópolis, Blumenau e Lages atraíram os alunos para o gosto pela leitura e conseguiram levá-los a frequentar as bibliotecas.
Há ainda matérias que mostram temas relevantes do dia a dia em sala de aula, como o bullying, a versatilidade do pedagogo - profissional que pode atuar em várias áreas além das escolas, e uma sala de leitura em uma escola de Herval D’Oeste que é toda decorada com materiais reciclados. Algumas páginas mostram as produções que os alunos fizeram dentro de sala de aula, como poesias, releituras da obra O Abaporu, de Tarsila do Amaral, em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna, e trabalhos sobre pinturas rupestres.
O DC na Sala de Aula é o programa Jornal e Educação do Diário Catarinense vinculado à Associação Nacional de Jornais (ANJ) e à Unesco e atende aos objetivos propostos pela ANJ e pela Associação Mundial de Jornais (WAN). O programa tem seis anos de atuação e atende mais de 700 mil alunos e 30 mil educadores em aproximadamente 1,3 mil unidades escolares de todo o Estado. É o segundo maior programa da ANJ em números de atendidos. Além do caderno DC na Sala de Aula, o programa também realiza visitas de escolas e instituições de ensino à redação do DC e orienta os professores para a utilização do jornal como ferramenta pedagógica. O objetivo é incentivar a leitura, formar novos leitores e estimular a cidadania dos alunos de Santa Catarina.
O caderno será publicado durante 2012 em outras quatro edições: em 27 de junho, 15 de agosto, 3 de outubro e 27 de novembro.