Líder no segmento de vinhos na internet, companhia fortalece portfolio de e-commerce da holding
A holding digital do Grupo RBS, que concentra os investimentos da empresa em mídia digital, e-commerce segmentado e mobile, acaba de adquirir participação minoritária na Wine, maior operação de comércio eletrônico de vinhos da América Latina. O investimento faz parte da estratégia da holding de trazer para seu portfolio marcas líderes de mercado, com modelos inovadores e gestão de excelência. Já fazem parte dele as companhias Predicta, Grupo.Mobi, Guia da Semana, ObaOba, Hagah, Hi-Mídia e F*Hits.
Lançada em novembro de 2008, a Wine é líder em e-commerce e clube de vinhos na América Latina, com taxa de crescimento anual de mais de 70%. A companhia possui mais de 2 mil rótulos de vinhos premium das principais vinícolas do mundo e conta com um modelo de assinatura, o ClubeW, com mais de 12 mil sócios ativos. A empresa aposta também nas redes sociais, com loja exclusiva no Facebook, e no segmento empresarial.
Para Fabio Bruggioni, CEO da holding digital do Grupo RBS, o investimento na Wine é importante e estratégico, pois trata-se de uma aposta relevante em setores de alto crescimento no país, com ótimos empreendedores.
– Nosso papel é colaborar para gerar forte crescimento, agregando capital e ajudando na entrega de excelência de gestão e governança, preservando a independência da companhia – afirma Bruggioni.
– É um privilégio poder contar com um acionista dessa magnitude. Este novo sócio traz não só um profundo conhecimento da área digital como também um compromisso no desenvolvimento do negócio que é, para nós, fundamental. A nossa missão tem sido construir uma empresa brasileira com padrão de alta qualidade no segmento de comércio eletrônico de vinhos e que permaneça por muitos anos, em uma visão que é compartilhada por nosso novo sócio – diz Rogério Salume, presidente da Wine.
A expectativa da companhia para os próximos meses é crescer a base de assinantes do ClubeW e no segmento empresarial (B2B). A Wine acaba de lançar sua operação de atendimento ao mercado corporativo, oferecendo operação completa e vantagens da marca para bares, restaurantes, hotéis, motéis, pousadas, delicatessens e lojas de conveniências em todo o Brasil.
O mercado brasileiro de vinho oferece enorme oportunidade de crescimento com o aumento do consumo per capita nacional. Por ano, o brasileiro consome ainda apenas um litro de vinho fino, contra nove litros dos americanos. Em 2011, o mercado de vinhos movimentou US$ 32 bilhões nos Estados Unidos. No Brasil, São Paulo concentra 34% do consumo, seguido por Rio de Janeiro (21%), Paraná (10%) e Rio Grande do Sul (10%).
Sobre a Wine
A Wine (wine.com.br) é a maior webstore de vinhos da América Latina. Lançada na internet em novembro de 2008, oferece hoje mais de 2 mil rótulos de vinhos finos das principais regiões vitivinícolas do mundo, além de acessórios para degustação e produtos gourmet. A missão da Wine é contribuir para o aumento do consumo consciente de vinhos finos em todo o Brasil – expresso no conceito “o mundo dos vinhos em suas mãos” –, proporcionando acesso às melhores opções e oferecendo uma cuidadosa e ampla seleção realizada por seu exclusivo Sommelier Wine. A Wine opera um Centro de Distribuição de última geração, totalmente climatizado, localizado estrategicamente em Serra (ES). Em 23 de maio de 2011, a Wine foi a primeira em todo o mundo a ter uma loja de vinhos online dentro do Facebook (Wine Vinhos, com o aplicativo Loja Virtual) e em setembro recebeu o troféu “Ouro” do Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico B2C concedido pelo e-bit.