Matéria sobre a importância das micro e pequenas empresas para o Estado está na disputa nacional do Prêmio Sebrae
A reportagem de Adriana Krauss exibida em dezembro do ano passado no Jornal do Almoço, da RBS TV, foi a vencedora estadual do Prêmio Sebrae na categoria Telejornalismo e, agora, está entre as finalistas da disputa nacional.
A matéria mostra a importância das micro e pequenas empresas para Santa Catarina e como elas caminham para alcançar o sucesso. A equipe elegeu quatro exemplos: a grife criada pela estilista Carolina Luz que trabalha em casa; uma empresa de pescados que conquistou o mercado nacional lançando uma linha de frutos do mar descascados e prontos para gratinar; uma padaria que investe em treinamento profissional e em novos produtos; e uma gráfica que abriu há dez anos com dois funcionários e que agora tem oito filiais e emprega 35 pessoas.
A reportagem destaca os dados do Sebrae que comprovam a importância das micro e pequenas empresas para a economia: juntas elas somam 99,2% das empresas sediadas em Santa Catarina e geram 58% dos empregos no Estado.
O prêmio tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Dos 1143 trabalhos inscritos, 78 se classificaram - oito deles no Sul do Brasil. Os vencedores nacionais serão anunciados no dia 03 de julho, em Brasília.
– É um orgulho para a equipe do Jornal do Almoço receber esse reconhecimento. O Sebrae é uma instituição de muita credibilidade e estes novos empresários são fundamentais para a economia do Brasil e também de Santa Catarina. Na reportagem mostramos isso e ainda ouvimos empreendedores que tomaram decisões importantes e inovadoras para sobreviver e alcançar o sucesso. Foi muito prazeroso conhecê-los, visitar seus espaços e aprender com eles. São pessoas que fazem a diferença, com certeza. Eles criam empregos, têm orgulho do que fazem e ajudam SC a crescer – comenta a jornalista Adriana Krauss.
As imagens são de Fábio Cardoso, com o apoio do auxiliar Maurício Veloso, dos cinegrafistas Marlon Silva, Márcio Elias e Jean Carlos e do auxiliar Rafael Machado da Costa. A matéria foi editada por Adriana e por Rogênio Germinal, com recursos gráficos de Eduardo Alexandre.
Na foto o editor Rogênio Germinal, a repórter Adriana Krauss, o cinegrafista Fábio Cardoso e o auxiliar Maurício Veloso. Crédito: divulgação.