Deli Matsuo participou de painel no Fórum de Gestão de Pessoas, realizado nesta quinta-feira (26), em Porto Alegre
Adepto do uso de dados quantificados e qualificados para entender o comportamento das pessoas e, para isso, fazer a gestão dos recursos humanos, o vice-presidente de Gestão e Pessoas do Grupo RBS, Deli Matsuo, disse nesta quinta-feira (26), em painel no Fórum de Gestão de Pessoas promovido pela Amcham, que essas ferramentas são muito importantes para a tomada de decisões:
- Sem entender o comportamento das pessoas não se pode saber qual a melhor maneira de remunerá-las, retê-las, atraí-las - afirmou para uma plateia de aproximadamente 300 gestores e consultores de RH presentes no evento realizado no auditório do CIEE, em Porto Alegre.
Ao lado de Fernando Alves, CEO da PwC, Deli participou do painel “Repensando modelos de gestão: o que vem pela frente?”, que tratou sobre os desafios dos gestores, a geração Y no mercado de trabalho e o uso de redes sociais nas empresas entre outros temas.
O principal desafio das empresas hoje, disse Deli, é fazer com que os gestores entendam o seu papel. Em sua definição, os líderes têm “de inspirar” e não tanto “comandar”. Além disso, destacou que a maior parte dos gestores pertence à Geração X, acostumados a um modelo de gestão mais hierarquizado, enquanto a maior massa de trabalhadores hoje é da Geração Y, multilinear.
- Aqueles que foram catequizados ao modelo hierárquico precisam mudar e se adaptar ao novo modelo de relacionamento. Não existe reversão, é uma evolução – reforçou Deli.
Primeiro evento de uma série de quatro fóruns que compõem o 5º Ciclo de Decisões – A Dança das Mudanças, o Fórum de Gestão de Pessoas também contou com os palestrantes Yeda Swirki de Souza, coordenadora da Pós-Graduação em Administração da Unisinos e especialista em Comportamento Organizacional e Estratégia, e Maria Célia Lassance, coordenadora do Instituto de Psicologia da UFRGS e especialista em Gestão de Carreiras.