Campanha foi desenvolvida pela Agência 3YZ
O Planeta Atlântida 2012, realizado pelo Grupo RBS e DCSet Promoções, conquistou na última quarta-feira, dia 25, ouro na quinta edição do Wave Festival in Rio. O case da campanha, desenvolvido pela agência 3YZ, foi o único gaúcho a conquistar a premiação máxima.
Com o mote “O Fim do Planeta”, a campanha usou diversas mídias convergentes, para promover o principal evento de música do Sul do país. O resultado foi um aumento na participação da audiência durante toda a campanha – mais de três meses, geraram mais de 150 mil tweets sobre o evento, 80 mil novos fãs no Facebook do festival, 1,5 milhões de visitas ao site oficial e o recorde de público nos quatro dias de shows, com mais de 150 mil pessoas.
Essa movimentação nas redes sociais foi consequência do novo formato de divulgação das atrações do evento para a edição. Em vez de concentrar a divulgação da escalação das bandas em apenas um dia, como nas edições anteriores, as atrações foram anunciadas gradativamente nas redes sociais. Para que cada divulgação ocorresse era preciso que uma série de desafios nas redes sociais fosse cumprida.
A campanha
Com objetivo de integrar os canais de comunicação do evento, ativar a expectativa pelo festival nas redes sociais e promover a venda antecipada de ingressos, o Planeta Atlântida foi pioneiro na utilização do tema “o fim do mundo” – previsto para 2012 segundo o calendário Maia – em campanhas publicitárias.
Para isso, a Agência 3YZ criou a história de Dudu e Marcelo, dois garotos que sobreviveram ao fim do mundo – o que, segundo o calendário maia, poderia acontecer em 2012 – e encontram um aparelho que transmite para o passado. Através dessas transmissões feitas diretamente do futuro, os dois protagonistas foram revelando a todos as atrações do Planeta Atlântida. Esse novo formato de revelação das atrações foi uma das inovações ressaltadas na campanha desenvolvida pela agência 3YZ, composta por filmes para televisão, anúncios de jornal, spots de rádio e o hotsite.
Sobre o Planeta Atlântida
Maior festival do Sul do país, o Planeta Atlântida é realizado desde 1996 na praia de Atlântida, em Xangri-lá (litoral gaúcho) e, a partir de 1998, também em Florianópolis. De lá para cá, mais de 1 milhão de pessoas já passaram pelas suas bilheterias para assistir aos shows de grandes estrelas do pop brasileiro e internacional. Além das atrações musicais para todos os gostos, seja no Palco Central ou nos espaços paralelos, o evento caracteriza-se pelos ambientes temáticos dedicados a esportes radicais e a brincadeiras e pela presença de gente badalada em seu camarote, fazendo com que a festa aconteça também fora dos palcos.