Friday, 20 de April de 2012

Melina Costa apresenta as tendências do verão 2013 no Donna Fashion DC Iguatemi

Publicitária ministra palestra no penúltimo dia de Donna Fashion DC, em Florianópolis

Publicitária ministra palestra no penúltimo dia de Donna Fashion DC, em Florianópolis

“A pesquisa de tendências é uma análise do comportamento do consumidor, tanto na área de moda quanto em outros segmentos.” Com essas palavras a publicitária e diretora da Propague Trends Melina Costa, abriu a palestra no último dia de moda adulta no Donna Fashion DC Iguatemi, às 18h. A conversa abordou vários tópicos, como que as tendências se adaptam a diferentes áreas de trabalho, um detalhamento da profissão do momento, Cool Hunter e a apresentação das tendências já confirmadas para o verão 2013.

Cinco macro tendências já confirmadas para o verão 2013 foram apresentadas ao público. A começar pelo mash up cultural, que se trata de uma mistura de padronagens, materiais e estampas. O sporting que consiste em materiais mais esportivos e peças com modelagens mais amplas foi confirmado pela campanha da Calvin Klein.

Os anos 20, ou All The Jazz, também foi mencionado pela palestrante e caracteriza-se por camisas e peças com transparência. Não ficou de lado os anos 50, que ganhou destaque na passarela da Dolce and Gabbana e consiste-se nos brocados, comprimentos abaixo do joelho e conjuntos de mesma estampa.

A última tendência apresentada por Melina Costa foi o Ocean Dream, inspiração impulsionada pelo desfile da Chanel que simulava o mar na passarela, e é caracterizada pelas plumas e os tons pastel.  A dica para os calçados é investir em sapatos que tenham a biqueira em tom ou material diferente.

Para exemplificar como as tendências comportamentais estão presentes no mercado nas diferentes áreas, Melina Costa trouxe o caso da Coca-Cola e da Brastemp que já possuem em seu quadro de funcionários Cool Hunters, caçadores de tendências, que se dedicam a pesquisar o que o consumidor deseja antes mesmo dele verbalizar. Sobre a nova profissão, Melina destacou que a curiosidade e a intuição aguçada são características fundamentais para os candidatos.

O Donna Fashion DC Iguatemi é uma realização do Diário Catarinense, com patrocínio de Iguatemi Florianópolis, Cyrela e apoio da Honda Satoru.