Monday, 9 de April de 2012

AN publica reportagem especial que mostra a fragilidade do sistema prisional de SC

Presos usam celulares para conversar livremente por meio de sistema de bate-papo telefônico

Presos usam celulares para conversar livremente por meio de sistema de bate-papo telefônico

O jornal A Notícia deste domingo (08) publicou diálogos entre presos do sistema carcerário, evidenciando a fragilidade do sistema prisional de Santa Catarina. A reportagem de Roelton Maciel e Lucas Balduino mostra que as ligações são feitas entre presidiários de Joinville, Itajaí, Palhoça, Florianópolis e outras cidades do interior do Estado.

Para produzir a matéria especial, a equipe de jornalistas acompanhou bate-papos num chat telefônico durante sete madrugadas. As mais de 20 horas gravadas de conversas constatam que o espaço é dominado por presidiários. Os bandidos usam o celular para comentar o cotidiano das cadeias e deixar escancarada a facilidade de acesso a celulares, drogas e consumo de entorpecentes nas celas e no pátio da prisão. Também incitam a violência e deixam claro que este é um meio relevante de comunicação e de articulação dos presos.

Por lei, os celulares são proibidos em qualquer unidade prisional, e a brecha para a livre troca de informações entre quem está atrás das grades mostra a fragilidade do sistema prisional de SC. O material gravado foi encaminhado às autoridades judiciárias e do sistema penal do Estado.

Em matéria divulgada hoje no jornal, a Justiça e o Ministério Público cobram que o sinal de celulares seja bloqueado no presídio. Corregedor do presídio, promotor e secretária estadual de Justiça e Cidadania falam sobre a participação dos presidiários nos chats.

A matéria do AN de domingo pode ser conferida no Diário Catarinense de hoje (9) e as gravações podem ser ouvidas no site de A Notícia.