Friday, 30 de March de 2012

Pioneiro publica caderno sobre o futuro da educação pública em cinco países

Neste fim de semana circula suplemento com reportagem especial trazendo depoimentos de professores da França, Espanha, Estados Unidos, Chile e Brasil

Neste fim de semana circula suplemento com reportagem especial trazendo depoimentos de professores da França, Espanha, Estados Unidos, Chile e Brasil


O Pioneiro publica na edição conjunta deste final de semana (31/3 e 1/4) um caderno de oito páginas sobre educação. A reportagem percorreu mais de 30 mil quilômetros, viajando a cinco países em três continentes para mostrar como está sendo desenhado o futuro da educação pública. Para isso, entrevistou quem mais entende de educação: os professores. Nesse suplemento, o Pioneiro mostrará experiências de sala de aula enriquecedoras e dificuldades no ensino.


A intenção da reportagem foi comparar as realidades da educação pública para crianças entre 8 e 10 anos em cidades que se assemelham no tamanho populacional. As cidades visitadas na reportagem foram Nice (França), Málaga (Espanha), Fort Worth (Estados Unidos), Valparaíso (Chile) e Caxias do Sul (Brasil). Esses municípios são similares no número de habitantes – cada um tem em média 500 mil.


No final do processo, a equipe pediu aos professores que projetassem como será a educação daqui a 20 anos, quando as crianças – que hoje têm entre 8 e 10 anos – estarão no mercado de trabalho tomando as decisões importantes do mundo. As projeções foram escritas, pelos próprios educadores, em cartas que farão parte de uma cápsula do tempo a ser enterrada em Caxias do Sul e aberta daqui duas décadas.


No pioneiro.com, o internauta poderá conferir cinco vídeos que mostram as escolas, mais cinco vídeos com mensagens dos professores, além de cinco galerias de fotos sobre as cidades visitadas.