A partir de hoje, grupo de 12 leitores irá monitorar e opinar sobre a qualidade editorial do jornal e do site
A partir de hoje (27), 12 leitores terão a responsabilidade de avaliar o conteúdo das edições impressa e online do Jornal de Santa Catarina. Eles irão apontar erros e acertos, sugerir melhorias e serão os porta-vozes de todos os leitores do jornal. O grupo integra a turma 2012 do Conselho do Leitor, cuja missão é monitorar e opinar sobre a qualidade editorial do jornal e do site até dezembro.
Uma vez por mês, os fiscais de conteúdo se reunirão na redação para debater as notícias publicadas, avaliar onde o Santa acertou e errou e propor temas para reportagens. Além das reuniões mensais, os conselheiros poderão fazer contato direto com os jornalistas e encaminhar, com a periodicidade que julgarem adequada, observações via e-mail ou por telefone. O Santa se compromete a publicar relatórios periódicos com as observações dos conselheiros.
A seleção dos 12 conselheiros da sétima turma ocorreu ao longo do mês de março e se baseou na análise dos currículos e nos perfis dos candidatos. A escolha buscou reproduzir o universo dos leitores do jornal através de um grupo heterogêneo e plural.
O cargo é voluntário e não-remunerado. Durante o mandato, os conselheiros recebem assinatura gratuita do jornal e ficam impedidos de publicar artigos e cartas na seção de Opinião, uma vez que têm acesso privilegiado ao jornal e aos jornalistas.
O Conselho do Leitor do Santa surgiu em 2004. De lá para cá, várias mudanças no jornal ocorreram por sugestão dos conselheiros, entre as mais recentes estão o redesenho da contracapa, o lançamento do Caderno de Esportes e a coluna semanal de Política.
Você também pode sugerir temas de debate para o Conselho do Leitor, através do e-mail leitor@santa.com.br.
Os novos conselheiros
Denise Voltolini, 29 anos, professora
Eliane Santos da Silva, 44 anos, instrutora de treinamento
Jorge Henrique de Marchi, 52 anos, empresário
Josué de Souza, 34 anos, cientista social
Luiz Constâncio Leite, 62 anos, microempresário
Marcelo Pontes, 36 anos, advogado
Marco Alan Rotta, 31 anos, gestor de projetos
Michele Lamin, 26 anos, funcionária pública
Regina Bernadete Junkes, 50 anos, consultora
Roberto Curt Dopheide, 55 anos, advogado
Valdecir Figueiredo, 46 anos, perito acidentólogo
Walkyria Leite Bastos Pereira, 37 anos, advogada