Mais de três mil instituições do terceiro setor atendidas e 345 mil crianças e adolescentes foram beneficiados neste período
A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), mantida pelo Grupo RBS, completa, neste sábado (24), 25 anos de atuação nas comunidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Neste período, são mais de três mil instituições do terceiro setor atendidas e 345 mil crianças e adolescentes beneficiados por programas próprios ou em parceria com empresas, poder público e ONGs.
A FMSS também liderou iniciativas pioneiras no Terceiro Setor, como os projetos Geração 21 e Paternidade Consciente, dos anos 80. Mais recentemente, foi criado o Portal Social, em 2005, um dos primeiros a levar para o mundo digital o incentivo ao exercício da responsabilidade social individual, por meio de doações a projetos sociais cadastrados no site. Além disso, é uma das instituidoras do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife), entidade que reúne as principais organizações do setor no Brasil.
- A RBS tem uma trajetória de atuação social desde a sua fundação, há mais de 50 anos, e nossas iniciativas são resultado da crença de que cada um de nós tem a responsabilidade e pode, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento do país – afirma Nelson Sirotsky, presidente do Grupo RBS e também da FMSS.
Nascida do desejo de fortalecer as ações da RBS na área social, a fundação iniciou suas atividades em 1982, sob a liderança do fundador da empresa, Maurício Sirotsky Sobrinho, como Fundação RBS. “À palavra capitalismo, devemos acrescentar o adjetivo social”, dizia Maurício.
Um ano após o falecimento de seu criador, a fundação passou a levar o seu nome. Nessa época, sob a presidência da viúva de Maurício, Ione Pacheco Sirotsky, e com a participação do então presidente da RBS, Jayme Sirotsky, iniciou sua especialização, voltando-se a programas sociais direcionados a crianças e adolescentes. Um dos destaques dessa época é o Projeto Colibri, que atendia a jornaleiros, com ações nas áreas de educação, saúde, cultura e formação profissional.
- Com a morte do Maurício, meu irmão, em 1986, a fundação passou a chamar-se Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, para homenageá-lo. As iniciativas sociais são a expressão do espírito e da cultura da RBS, da relação que mantemos com a comunidade e materializam os valores empresariais que cultivamos, como fazer o que é certo e desenvolvimento coletivo – afirma Jayme Sirotsky, presidente emérito do Grupo RBS e membro do Conselho Curador da FMSS.
Em 2012, a FMSS está iniciando um novo ciclo, com o objetivo de, cada vez mais, dar uma contribuição relevante à solução das necessidades do desenvolvimento do país e, em especial, dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Como fundação empresarial e alinhada aos compromissos do Grupo RBS com as comunidades onde atua, a FMSS concentrará seu foco de atuação nas áreas de Educação e Desenvolvimento Comunitário, desenvolvendo projetos próprios e fortalecendo sua rede de parcerias.
Para mais informações:
www.fmss.org.br
www.portalsocial.org.br