Thursday, 22 de March de 2012

Diário Catarinense lança caderno especial em homenagem ao aniversário de Florianópolis

CosmoFloripa trará histórias de 286 pessoas

CosmoFloripa trará histórias de 286 pessoas

Nesta sexta-feira (23), em comemoração aos 286 anos de Florianópolis o Diário Catarinense lança o caderno especial CosmoFloripa. Em 56 páginas, os leitores poderão acompanhar histórias de 286 moradores da Capital catarinense. São italianos, africanos, argentinos, gaúchos, paulistas, paranaenses, cariocas e pessoas de outros estados, além de catarinenses de outras cidades do Estado e os próprios manezinhos declarando seu amor a Florianópolis.

O nome do caderno, CosmoFloripa, faz referência à cidade que está cada vez mais cosmopolita, com a mistura de pessoas de todo o Brasil e do mundo. De uma terra genuinamente "nativa", Floripa se tornou uma cidade do mundo. Com auxílio de repórteres e editores do DC, o caderno foi coordenado pelas jornalistas Angela Muniz e Jaqueline Morais, e circulará na Grande Florianópolis.

“O caderno reflete um movimento cada vez mais pulsante na Capital, que é o de abrigar novos moradores que se encantaram com Florianópolis e a escolheram para viver”, comenta Jaqueline.

As histórias e comentários são diversificados, com depoimentos de todos os perfis de pessoas que moram na cidade. Há histórias de empresários, vendedores, guias turísticos, escritores, terapeutas, médicos, professores, comerciantes, cabeleireiras, entre outros. Personalidades de Florianópolis como Guga e representantes de Santa Catarina como o governador Raimundo Colombo também figuram na publicação.

O CosmoFloripa trará histórias como a do italiano Piero Giacomini, que se instalou na Ilha em 2003 e, apaixonado por música clássica, decidiu fazer da garagem de sua casa, uma sala de concertos: o Auditório Jurerê Classic. Orgulhoso, ele chama Florianópolis de “sua pátria”, e parece não querer mais abandonar a cidade.

“É fácil dizer por que estou aqui. Pela qualidade de vida proporcionada pela beleza do lugar e pela doçura das pessoas”, diz Pierro.

Na sexta-feira, estará disponível no www.diario.com.br todo material publicado no jornal impresso, além de vídeos e galerias dos 26 principais personagens. Haverá, ainda, uma galeria de fotos de Florianópolis e vídeos feitos pela equipe de fotógrafos do Diário e um quiz para os internautas identificarem os sons característicos da cidade. A versão online do DC terá também um gráfico de tendências, em que os internautas poderão colocar os pontos positivos e negativos da Capital, além de um Google Maps onde o público poderá marcar seus pontos preferidos de Florianópolis.