Programa desta sexta-feira (09) mostra casal de irmãos que construiu seus patrimônios economizando dinheiro
Dois catarinenses serão exemplo para todo o país no Globo Repórter desta sexta-feira, que vai ao ar pela RBS TV às 22h50. Mestres na arte de economizar, eles não passaram por nenhuma universidade. A faxineira Rita e o operário da indústria têxtil Valfredo aprenderam na prática a controlar gastos e conquistaram um bom patrimônio. A repórter Kíria Meurer, o repórter cinematográfico Marcos Schimitt e o auxiliar Claudiomiro Lopes contam a história de Rita e Valfredo marcando mais um Globo Repórter com a participação dos profissionais da RBS TV que compõem o Atendimento à Globo em Santa Catarina.
O programa sobre economia doméstica traz gente que lida com o dinheiro de diferentes formas: um curitibano afundado em dívidas; o coreógrafo Fly, ex-endividado que conseguiu equilibrar as finanças; e os craques do orçamento doméstico encontrados em SC. Kíria Meurer conta que os irmãos Rita e Valfredo aprenderam a economizar com os pais. O casal de agricultores que teve 13 filhos recebia dinheiro uma vez por ano e tinham que controlar cada centavo para não faltar nada à família.
Rita fez o mesmo. Como diarista, costumava fazer 14 faxinas por semana, ia para o trabalho a pé, evitou gastos desnecessários, nunca usou cheque nem cartão de crédito e orientou os filhos a poupar luz e água. As 60 anos aposentou-se da faxina e realizou um sonho: vive num apartamento espaçoso, bem equipado e decorado, perto da praia, em Itapema. E ainda tem outro apartamento, que é alugado na temporada. O irmão Valfredo também tem imóvel em Itapema, mas mora numa casa em Blumenau. Quitou os dois sem fazer empréstimos. Como operários da indústria têxtil, ele e a mulher recebiam por mês pouco mais do que quatro salários e todo mês metade da renda foi para a poupança. Conhecido no comércio como o “rei do desconto”, o operário e a mulher garantiram uma aposentadoria confortável e ainda fizeram um pé-de-meia para os filhos.