De 23 a 25 de fevereiro, o Canal Rural estará em Restinga Seca (RS) na 22ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz
Durante esta semana, o Canal Rural estará em Restinga Seca (RS), onde acontece a 22ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A região central do Estado do Rio Grande do Sul tem 432 lavouras do grão e concentra 800 pequenos e médios produtores. São colhidas 3,3 milhões de sacas/ano, segundo o Censo 2004-2005 do Irga. 17 mil e 500 hectares do município são ocupados com plantação de arroz, e 32 hectares é o tamanho médio das propriedades na região. Mais de 8 mil pessoas estão sendo esperadas para o evento, entre produtores, autoridades, pesquisadores e lideranças do setor.
Na sexta-feira, dia 24, o Canal Rural transmite ao vivo, a partir das 14h, o Fórum do Arroz, com o tema "Marketing do arroz + feijão: A dupla imbatível que precisa se reinventar". Participarão do debate o economista Renato Caiaffo da Rocha, presidente da Federarroz, o jornalista e publicitário José Luiz Monteiro Fuscaldo, diretor da Agência Pública Comunicação, além de representantes do Ministério da Agricultura, IRGA, Sindarroz e Aprofeijão. João Batista Olivi, apresentador do Canal Rural, vai mediar o evento.
No sábado, 25, das 11h às 13h, o Canal Rural transmitirá ao vivo a cerimônia oficial de abertura da colheita, que simboliza o início da etapa. No fim da 22ª edição da abertura, será servido um mega-arroz de carreteiro. São mais de 500 kg de arroz, 900 kg de charque, 200 kg de cebola e tomate, 80 kg de bacon e 40 latas de azeite de arroz que fazem parte da receita, que vai ser saboreada por 5 mil visitantes no Centro de Eventos de Restinga Seca.
O evento é considerado o maior da orizicultura nacional. A crise financeira enfrentada pelo setor vai estar presente em vários debates nos três dias de programação. Palestras técnicas, cursos e demonstração de tecnologias para o setor também fazem parte do encontro.