Entre os 20 brasileiros selecionados, jornal de Blumenau é o único representante do sul do país

Três trabalhos publicados pelo Jornal de Santa Catarina em 2011 foram selecionados entre os melhores na 33ª edição do The Best of Newspaper Design, da Society for News Design (SND). O prêmio norte-americano anual reconhece os destaques em arte, diagramação e fotografia nos jornais impressos e revistas de todo o mundo desde 1979.
Os trabalhos premiados de Blumenau foram: a fotografia Solidariedade, de Artur Moser, que mostra uma senhora recebendo apoio de uma desconhecida enquanto é retirada das ferragens do veículo que dirigia; as páginas da série de reportagens Muitos Anos de Vida, de Maiara Santos, Cleisi Soares, Rafaela Martins e Daiane Costa, que mostra as histórias de pessoas com mais de cem anos no Vale do Itajaí; e a capa Velocidade, de Aline Fialho, Fabiana Roza, Marcelo Camacho e Edgar Gonçalves Jr, sobre o excesso de velocidade no trânsito.

Considerado o Oscar do jornalismo gráfico mundial, o concurso da SND teve 10.236 trabalhos de 39 países inscritos. Foram selecionados 717 vencedores, sendo 20 brasileiros, como as revistas Época, Galileu e Superinteressante e os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo. O Santa é o único veículo da região sul entre os premiados.
“A premiação em dose tripla consolida a excelência do jornalismo gráfico do Santa e reafirma o compromisso do jornal em zelar pela qualidade pensando exclusivamente no leitor”, afirma o editor-chefe Edgar Gonçalves Jr.
Na 32ª edição do prêmio, o Santa figurou entre os vencedores com a fotografia A Dor se Repete, de Marcos Porto. Um anuário em forma de livro, editado pela SND, é impresso todos os anos com os trabalhos selecionados.