Iniciativa une a linguagem do cinema com a do jornalismo para contar histórias de cidadãos comuns
Está no ar, no site do Jornal de Santa Catarina, o primeiro filme-reportagem produzido pela equipe do jornal, o Mar Além do Azul. O curta-metragem conta a aventura de Sidnei Pavesi, um fisioterapeuta de 34 anos, natural de Brusque, que encara o mar da Praia do Atalaia, em Itajaí, e aprende a surfar. As gravações foram feitas na tarde de 23 de janeiro, na Praia do Atalaia, em Itajaí (SC) com o surfista aprendiz e com o instrutor Jailson Fernandes, da Escola de Surfe Amigos da Atalaia.
O projeto consiste em mesclar a linguagem do cinema com a do jornalismo e é uma proposta que tem como base a cinefotografia (a captura de vídeo com câmeras de foto em alta resolução). O filme-reportagem feito pela equipe do Santa trata-se de um curta-metragem, com duração de cerca de 4 minutos, que conta histórias reais de pessoas comuns do Vale do Itajaí, com tratamento visual e roteiros próprios da linguagem cinematográfica.
“É diferente do jornalismo impresso do dia a dia, em que não há um roteiro específico. O filme-reportagem tem um pouco de jornalismo pois são histórias, personagens e diálogos reais, mas com uma estética de cinema, uma história com início, meio e fim”, explica o repórter Cristian Weiss, criador do projeto.
Mar Além do Azul tem produção e roteiro de Cristian Weiss, imagens do repórter fotográfico Patrick Rodrigues e edição e montagem de Suellen Venturini.
O filme-reportagem é um projeto experimental do Jornal de Santa Catarina, aprovado em 2011 pelo Grupo de Experimentação do Grupo RBS. O público pode conferir também o trailer de Mar Além do Azul, no endereço www.youtube.com/watch?v=NZ5ShEEKKSI&hd=1.