Tuesday, 14 de February de 2012

Artemosfera deixa um presente para Porto Alegre

É a restauração da iluminação original do Monumento aos Açorianos, a obra Luzes do Mundo, de Carlos Tenius

É a restauração da iluminação original do Monumento aos Açorianos, a obra Luzes do Mundo, de Carlos Tenius

Com um total de 53 intervenções situadas em 25 bairros de Porto Alegre – executadas e disponibilizadas no período de novembro de 2011 a janeiro de 2012 – a primeira edição do circuito de arte urbana Artemosfera chega ao fim. Porém, treze obras ainda permanecem disponíveis para visitação até dia 29 de fevereiro (confira lista ao final do texto). Uma delas, Luzes do Mundo, a restauração da iluminação original do Monumento aos Açorianos, inaugurado em 1974, do escultor Carlos Tenius, fica de presente para o patrimônio público da capital gaúcha.

- Respirar arte em ruas, avenidas, praças e elevadas motivou os usuários dessa democrática forma de expor criações em grande escala a renovação de um carinho pela nossa Porto Alegre e significou um alerta à necessidade de preservação de nosso patrimônio histórico e cultural. A capital gaúcha se engaja, a partir desta iniciativa, com ações de arte urbana implantadas em grandes metrópoles e cidades históricas do mundo. Vida longa ao Artemosfera!, afirma o curador Cézar Prestes.

Mais de 50 criadores, entre artistas plásticos, designers, estilistas, arquitetos e publicitários deram vida à iniciativa, que contou, inclusive, com meio de locomoção próprio: o Bonde Artemosfera, um ônibus estilizado que circulou nos finais de semana levando o público à visitação das diferentes criações.
Destaque também para o conjunto das 53 obras. Esculturas, pinturas, painéis fotográficos, instalações e ações diversas foram produzidas e instaladas em locais de grande visibilidade da cidade para levar ao público experimentações e momentos de reflexão. Inclusive, quatro delas foram adotadas pelos patrocinadores (veja na lista de obras que ainda podem ser visitadas).

A primeira edição do circuito de arte urbana Artemosfera tem o patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e Tim, apoio de Tintas Renner e Prefeitura de Porto Alegre, com realização do Grupo RBS.
Visite até 29 de fevereiro:

- A Cruz, de Arminda Lopes – Praça da Saudade, no bairro Azenha
- A Escadaria, de Clarissa Motta - Rua 24 de Maio, entre as ruas Duque de Caxias e André da Rocha, no Centro
- Árvores da Vida, de Tiago Tenius – Rótula posterior à Avenida Taquary, no bairro Cristal
- Cristo Laçador, de Leonid Streliaev – Passarela do Aeroporto
- Deck Cultural, de Fábio André Rheinheimer – Pça. Adair Figueiredo, bairro Santa Cecília
- Esfera 3D Pipe, de Mauro Fuke - Rótula da Severo Dullius, próximo ao aeroporto – adotada pela Braskem
- Liberdade, de Zorávia Bettiol – Orla de Ipanema
- Luzes do Mundo, de Carlos Tenius - Monumento aos Açorianos, no Centro
- Palmeiras Noturnas, de Nico Rocha e Ceres Storchi – Avenida Guaíba (esquina com Rua Carajá), na Orla do Guaíba – adotada pela TIM
- Pias, Noivas da Redenção, de Félix Bressan - Redenção
- Por trás do Muro, de Leandro Selister – Muro da Mauá – adotada pelo Zaffari
- Tottens, de Britto Velho e Moacyr Kruchin - Silva Só com Ipiranga
- Tree Gaúcha, de Caé Braga – Praça André Forster, Av. Nilópolis – adotada pela Chevrolet