A partir deste sábado (04), e impresso quinzenalmente no caderno de Cultura, 51 capítulos contarão a história da participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial
O jornal Diário Catarinense estreia neste sábado (04) a série Você Sabe de Onde Eu Venho. Impresso quinzenalmente no caderno de Cultura, o material contará com 51 capítulos sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira – FEB - na Segunda Guerra Mundial. Assinada pelo escritor Tabajara Ruas, também roteirista e diretor de cinema gaúcho, a série acompanha o destino de pessoas que têm como pano de fundo a participação do Brasil na Guerra.
O romance alia personagens verídicos e fictícios e se constrói a partir do cotidiano de um capitão, um sargento, um soldado e uma enfermeira em meio à Segunda Guerra Mundial. A maior parte da ação transcorre durante a campanha da Itália, da qual o Brasil participou com os pracinhas da FEB. A narrativa contempla 10 anos de pesquisa do escritor e transformá-la em folhetim foi uma forma de colocar em ordem suas idéias, que em boa parte da vida representavam uma visão infantil e heróica da guerra. Apresentar o conteúdo no jornal também faz com que a história se torne popular, didática e seja acessada por um número maior de pessoas.
“O folhetim do Tabajara Ruas tem dupla importância: primeiro, pelo fato de resgatar de maneira inovadora a trajetória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e o papel que os soldados do país tiveram no epílogo da Segunda Guerra Mundial, atuarem no front da batalha na Itália. Em segundo plano, é importante pelo fato de o autor adotar o formato seriado, modelo de publicação muito usado em jornais do passado, que prende o leitor por várias semanas à espera do final da história”, explica Guarany Pacheco, editor executivo do jornal Diário Catarinense.
A edição de estreia traz os capítulos Ataque no mar do Nordeste e Esqueçam essa Guerra. Ao final de cada publicação, o leitor será informado sobre os próximos temas abordados. Publicada até o dia 29 de dezembro, a série vem para contar a história de maneira que o público possa ter uma visão total da aventura guerreira do país.