Uma das grandes estrelas do Planeta Atlântida 2012 vai fazer aniversário em pleno Palco Central. É Sean Kingston, que irá completar 22 anos no dia 3 de fevereiro, exatamente a data em que se apresentará no festival. Apesar da pouca idade, o americano tem experiência de sobra para assumir a responsabilidade de fazer o show de encerramento da primeira noite do evento. Encarar - e vencer - desafios é com ele mesmo.
Nascido em Miami, Kisean Anderson (como foi batizado) mudou-se para Kingston, na Jamaica, aos seis anos. A capital do país caribenho acabaria inspirando não apenas seu sobrenome artístico, como a sua sonoridade: rap com pitadas de reggae e dancehall, ritmos típicos da ilha de Bob Marley. Suas letras duras vêm de uma vida difícil, que incluiu prisão, falta de moradia e a necessidade de amadurecer precocemente.
Aos 11 anos, Sean Kingston foi detido e ficou 21 dias no xadrez. Solto, segurou a barra de morar em um carro enquanto sua mãe estava presa por fraudar documentos. Quando todos os caminhos apontavam para um futuro conturbado, o moleque descobriu que poderia ganhar muito mais dinheiro se cantasse sobre as barras que passou, em vez de insistir na delinquência. E sem infligir a lei!
De volta à sua cidade natal, sua habilidade nas rimas o levou a trabalhar com Pitbull, Ludacris e Trick Daddy e chamou a atenção das gravadoras. Em 2007, ele estreou com um disco homônimo, da qual se destacaram "Beautiful Girls" (calcado no clássico "Stand By Me", de Ben E. King) seguido por "Me Love" (cujo refrão possui trechos de "D'yer Maker", do Led Zeppelin). Em 2009, o álbum Tomorrow emplacou mais um sucesso, "Fire Burning".
Com a fama, Kingston deu uma suavizada nos seus versos e chegou até a gravar uma canção com o ídolo teen Justin Bieber, "Eenie Meenie". Em maio do ano passado, o cantor passou por um grande susto depois de um acidente de jet ski na costa da Flórida. Mas ele superou mais essa.
Em outubro, o cantor já estava bombando novamente com o single "Lettin Go (Dutty Love)", que conta com a participação da sensação Nicki Minaj. E, agora, mostrará no Planeta Atlântida que por trás de sua cara de menino há um homem calejado, que driblou o destino e tornou-se um artista consagrado. Diante de sua trajetória, não resta dúvida: poucos merecem receber parabéns tanto quanto ele.
Sobre o Planeta Atlântida
Maior festival do Sul do país, o Planeta Atlântida é realizado desde 1996 na praia de Atlântida, em Xangri-lá (litoral gaúcho) e, a partir de 1998, também em Florianópolis. De lá para cá, mais de 1 milhão de pessoas já passaram pelas suas bilheterias para assistir aos shows de grandes estrelas do pop brasileiro e internacional. Além das atrações musicais para todos os gostos, seja no Palco Central ou nos espaços paralelos, o evento caracteriza-se pelos ambientes temáticos dedicados a esportes radicais e a brincadeiras e pela presença de gente badalada em seu camarote, fazendo com que a festa aconteça também fora dos palcos.