Thursday, 19 de January de 2012

Zero Hora publica série Visões do Rio Grande

Pensadores que ajudam a decifrar o Estado desfilarão mensalmente no caderno Cultura

Pensadores que ajudam a decifrar o Estado desfilarão mensalmente no caderno Cultura

A partir deste sábado (21), o caderno Cultura de Zero Hora publicará a série Visões do Rio Grande. Até dezembro, os leitores poderão conhecer mais sobre livros fundamentais para a compreensão do Rio Grande do Sul em distintas áreas de conhecimento. Os temas transitarão da política à cultura, da história ao folclore. A Parte e o Todo, de Ruben Oliven, um marco na antropologia social produzida no Estado, é a primeira obra da série.


Os 12 livros escolhidos provocaram reflexos significativos em seu campo de estudo e foram produzidos por autores contemporâneos, que serão entrevistados sobre sua trajetória. Entre os pensadores, há rio-grandenses e oriundos de outros Estados, brasileiros e estrangeiros, acadêmicos e autodidatas.


A série será publicada no terceiro sábado de cada mês e incluirá, além de entrevista com o autor, um artigo sobre a obra produzido por um especialista da área. O porto-alegrense Ruben Oliven, primeiro da série que vai ajudar a entender os gaúchos, é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor pela Universidade de Londres, teve passagens como docente pelas universidades de Londres e Paris. Publicou, entre outras obras, Urbanização e Mudança Social no Brasil (Vozes, 1988) e A Antropologia de Grupos Urbanos (Vozes, 1992).