Friday, 2 de December de 2011

Zero Hora, Rádio Gaúcha e Pioneiro são destaques no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Grupo RBS recebe 14 prêmios na 28ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Grupo RBS recebe 14 prêmios na 28ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

O Grupo RBS recebeu 14 prêmios no 28º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo com os veículos Zero Hora, Rádio Gaúcha e Pioneiro. As categorias vencedoras foram: Crônica, Rádio, Fotografia, Reportagem e Categoria Especial, criada este ano para destacar os trabalhos que tenham se distinguido por sua qualidade com a temática Memória X Cultura da Impunidade. Os repórteres de ZH Dione Kuhn e Nilson Mariano receberam menção honrosa na Categoria Especial em reconhecimento ao trabalho realizado durante a série A Face Desconhecida da Legalidade, veiculada de 21 a 25 de agosto. Nesta edição do prêmio, os jornais da RBS ganharam 1º, 2º e 3º lugar na categoria de fotografia, além da menção honrosa.


O objetivo do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo é estimular o trabalho dos profissionais para a denúncia de violações e vigilância ao respeito dos direitos humanos. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 9 de dezembro, às 20h, no auditório da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1.110 – 2º andar), em Porto Alegre. Foram avaliados pela comissão julgadora do prêmio os critérios: qualidade do texto ou da imagem, investigação original dos fatos, profundidade no tratamento da informação, abordagem de temas socialmente relevantes e valores éticos profissionais.


A premiação é organizada pela OAB/RS, Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e a Secretaria Regional Latino Americana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agricultura e Afins (Uita) e conta com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc/RS) e da Arfoc/Brasil.

Confira os vencedores do Grupo RBS no 28º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

CRÔNICA

1º lugar - GILBERTO BLUME, Título: PRAZER, QUEREN, Pioneiro - Caxias do Sul/RS, 14/04/2011;

2º lugar - MÁRIO MARCOS DE SOUZA, Título: MARIONETES, Zero Hora - Porto Alegre/RS, 22/12/2010;

3º lugar - MOISÉS MENDES, Título: MARIA MADALENA E PATRÍCIA ACIOLI, Zero Hora - Porto Alegre/RS, 21/08/2011.


RÁDIO

1º lugar - NESTOR TIPA JÚNIOR e MARCUS VINÍCIUS WESENDONK, Título: QUILOMBOS URBANOS, Rádio Gaúcha - Porto Alegre/RS de 23 a 28/05/2011;

3º lugar - CID MARTINS, RODRIGO MUZZEL, HUMBERTO TREZZI e SÉRGIO GUIMARÃES, Título: RIO EM GUERRA, Rádio Gaúcha -  Porto Alegre/RS de 06 a 10/12/2010.

FOTOGRAFIA

1º lugar - DANIELA XU, Título: ACUADOS, Pioneiro - Caxias do Sul/RS, 19/07/2011;

2º lugar - JEAN SCHWARZ, Título: SANTA CEIA, Zero Hora - Porto Alegre/RS - Não publicada;

2º lugar - JEFFERSON BOTEGA, Título: LÁGRIMAS DO CÉU Zero Hora - Porto Alegre/RS  08/03/2011;

3º lugar - JEFFERSON BOTEGA, Título: TRÊS DAIS NUMA CADEIRA, Zero Hora - Porto Alegre/RS - Capa em 21/01/2011;

3º lugar - RICARDO FAGUNDES DUARTE, Título: ATROPELAMENTO COLETIVO DE CICLISTAS, Zero Hora - Porto Alegre/RS – Capa em 26/02/2011;

Menção Honrosa - VALDIR FRIOLIN, Título: GANÂNCIA DO PODER PÚBLICO, Zero Hora - Porto Alegre/RS, 24/04/2011;

Menção Honrosa - LUIS TADEU VILANI, Título: A FACE GAÚCHA DA MISÉRIA, Zero Hora - Porto Alegre/RS, de 31/07 a 07/08/2001.

REPORTAGEM

2º lugar - ITAMAR MELO DE OLIVEIRA, Título: A FACE GAÚCHA DA MISÉRIA, Zero Hora - Porto Alegre/RS, de 31/07 à 07 /08/2011.


CATEGORIA ESPECIAL

MEMÓRIA X CULTURA DA IMPUNIDADE

Menção Honrosa - DIONE KUHN e NILSON MARIANO

Título: Série A FACE DESCONHECIDA DA LEGALIDADE, Zero Hora - Porto Alegre/RS,  de 21 a 25/08/2011.