Thursday, 24 de November de 2011

Pioneiro recebe estudantes do Projeto Jornalista Por Um Dia

Mais de 100 alunos participaram da festa realizada nesta quinta-feira (24)

Mais de 100 alunos participaram da festa realizada nesta quinta-feira (24)

O jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, premiou na tarde desta quinta-feira (24) os 121 estudantes que tiveram seus trabalhos selecionados no Projeto Jornalista Por Um Dia. Além de verem seus textos, fotos e ilustrações publicados em um encarte especial do impresso, os alunos foram recebidos no estacionamento do Pioneiro, onde foi montada uma tenda para a entrega dos certificados e um kit com mochila, camiseta, caneta e o jornal com o trabalho publicado, entre outros brindes. Lanche e espaço para brincadeiras fizeram parte da recepção, que reuniu ainda autoridades e representantes das escolas da região.

- É defensável que as plataformas digitais têm maior potencial para as futuras gerações de leitores, mas esse progresso carrega consigo a responsabilidade de garantir que os jovens sejam instruídos, que tenham a habilidade de diferenciar entre o que é informação online de confiança e o que não é. Não há melhor maneira de fazê-lo do que dar aos jovens o tipo de experiência que o Pioneiro tem feito nos últimos 15 anos com o Jornalista Por Um Dia - afirma Aralynn Abare McMane, coordenadora do Programa de Leitura Jovem da Associação Mundial de Jornais (WAN, na sigla em inglês)

Em 2011, o Projeto Jornalista Por Um Dia completou 15 anos e recebeu 8,2 mil inscrições de estudantes da região da Serra gaúcha. No primeiro ano, foram 300 inscritos. O objetivo do Foca, apelido do projeto em referência ao jargão usado para identificar jornalistas iniciantes, é incentivar a leitura. O projeto tem a cada edição um escritor como padrinho. Neste ano, a madrinha é a escritora Martha Medeiros, que participou de uma conversa com professores e diretores de escolas no início das inscrições.

Jornalista por Um Dia 2011 é uma realização do jornal Pioneiro e da Prefeitura de Caxias do Sul (Secretaria da Cultura e Secretaria da Educação) e conta com a participação especial de Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Caixa Econômica Federal, patrocínio da Câmara Municipal de Caxias do Sul e do Programa Recicla Lâmpada (Acomac e Apliquim Brasil Recicle), e apoio de Maxsul Informática e Gramadozoo.