Anúncio foi realizado no estande do Grupo RBS na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre na noite de encerramento do evento
O Grupo RBS anunciou na noite desta terça-feira (15) os vencedores do Prêmio Fato Literário 2011, em evento realizado no estande do Grupo RBS na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. A homenagem que premia projetos e personalidades que estimulam a literatura no Rio Grande do Sul desde 2003 foi entregue este ano para Ivo Bender, com 90% dos votos da categoria Personalidade; Amigos da Leitura, com 48% dos votos da categoria Projeto Literário, e Sport Club Literatura, com 26% dos votos do Júri Popular.
Em sua nona edição, seis finalistas foram indicados ao Fato Literário: Ana Mariano, Gunter Axt e Ivo Bender, na categoria Personalidade; e Amigos da Leitura, Conto no Assentamento Filhos de Sepé e Sport Club Literatura, na categoria Projeto Literário. Os vencedores das categorias Personalidade e Projeto Literário foram escolhidos pelo Júri Oficial, formado por escritores, jornalistas, representantes de entidades ligadas ao meio literário e membros da comunidade cultural gaúcha. Cada vencedor eleito pelo Júri Oficial recebeu R$ 20 mil de premiação. A comunidade também participou com 5.870 votos, elegendo o terceiro vencedor por meio de votação popular pela internet e no estande do Grupo RBS na Feira do Livro. O vencedor indicado pelo Júri Popular recebeu R$ 10 mil.
Para mais informações, acesse o site www.fatoliterario.com.br.
Conheça os vencedores do Prêmio Fato Literário 2011
Categoria Projeto Literário
Amigos da Leitura
Em Imigrante, uma cidadezinha com pouco mais de 3 mil habitantes a 136 quilômetros de Porto Alegre, são os vereadores mirins do projeto Amigos da Leitura que incentivam o prazer pelos livros entre adultos. Eles são alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, eleitos pelos colegas da escola. Todo mês, visitam as indústrias da região levando uma seleção de livros da biblioteca pública da cidade. No trabalho, em horário determinado pela direção da empresa, eles organizam a exposição dos volumes e cuidam do cadastro de retirada e devolução. Os pequenos vereadores indicam obras aos trabalhadores e fazem leituras de poesia e pequenos contos em voz alta para metalúrgicos, costureiras e operários dos setores químico, alimentício e calçadista.
Categoria Personalidade
Ivo Bender
Os 50 anos de carreira do escritor, dramaturgo, tradutor e professor gaúcho Ivo Bender foram comemorados com muitas homenagens. Nascido em São Leopoldo, em 1936, Bender é formado em Letras pela UFRGS e tem doutorado em teoria da literatura pela PUCRS. Iniciou sua carreira de dramaturgo em 1961 com cartas ou os assassinos. Em 1988, o autor produziu a Trilogia Perversa, na qual mitos gregos são transplantados para o Rio Grande do Sul. Bender leciona no Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS. Em 1997, começou a trabalhar com a narrativa, escolhendo o conto como forma de expressão. Também se dedica à tradução de poesia e teatro.
Júri Popular
Sport Club Literatura
Projetos que envolvem futebol e literatura são cada vez mais comuns e apreciados pelos leitores. Desde 2007, a Copa de Literatura Brasileira, inspirada no Tournament Books, realiza jogos entre livros de narrativa longa. No ano passado, o Gauchão de Literatura também colocou no centro do gramado livros de contos de autores gaúchos ou radicados no Rio Grande do Sul. Com o Sport Club Literatura, o StudioClio também se tornará uma arena desportivo-literária. Comentando a literatura universal de modo lúdico-desportivo, resenhistas apresentam, avaliam e confrontam obras ao vivo, no palco do instituto. A cada edição, são realizadas duas partidas: um jogo denominado Coliseu (com clássicos épicos da literatura) e uma pelada chamada Com-ca VS. Sem-ca (com jogos mais alternativos, modernos, com e sem critérios).