Monday, 7 de November de 2011

Canal Rural exibe série sobre a evolução do agronegócio no Brasil

Emissora do Grupo RBS é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do agronegócio

Emissora do Grupo RBS é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do agronegócio

Para celebrar os seus 15 anos de informação direcionada ao homem do campo, o Canal Rural vai apresentar a partir desta segunda-feira, dia 7 de novembro, uma série de reportagens com os principais fatos do agronegócio brasileiro e mundial desde 1996. Até quinta-feira, os repórteres vão relembrar as mudanças na agricultura e na pecuária, os números de safra da época, mecanismos de financiamento e o Brasil que se adaptou a um modelo de produção sustentável.

A série vai apresentar a evolução do agronegócio tradicional e como o Brasil chegou a liderança mundial no mercado de carnes. A agroenergia e a experiência frustrada com o álcool na década de 70, os novos negócios como biodiesel, florestas e cana de açúcar. A aproximação do campo e a cidade com os leilões, esportes e rodeios. Esses e outros assuntos de destaque que surgiram nos últimos anos serão apresentados no Rural Notícias (19h), com reprise no Bom Dia Campo (6h) e Rural Meio-Dia (12h). No sábado, dia 12, o programa Bancada Rural fará um balanço do agronegócio nesses 15 anos, a partir das 19h.

Emissora pioneira da televisão brasileira na cobertura exclusiva do agronegócio, o Canal Rural completa nesta sexta-feira, 11 de novembro, 15 anos. No centro da principal plataforma de comunicação do agronegócio no Brasil, a emissora que pertence ao Grupo RBS, é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, conforme apontou pesquisa do instituto Ipsos Marplan.

Quando o Canal Rural entrou no ar, em 1996, sua missão era valorizar o produtor rural, apoiar a modernização da política agrícola e incentivar a competitividade no setor. Desde então a emissora trabalha levando serviço, informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e serviços. Com estúdios em Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Brasília (DF), o Canal Rural conta com sucursais nas cidades de Goiânia (GO), Londrina (PR), Cuiabá (MT), Uberaba (MG), Rio Verde (GO) e Petrolina (PE), e pode ser assistida pelos canais 35 da NET, 105 da SKY, 108 da Via Embratel, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela Internet, no site ruralbr.com.br/canalrural.

"O setor do agronegócio é uma das áreas que mais investe em inovação no país, elevando os níveis de produtividade do campo a níveis impossíveis de serem imaginados há algumas décadas", diz Donário Lopes de Almeida, diretor-geral do Canal Rural. "Nosso trabalho, mais do que mostrar esses avanços, é participar dessas mudanças, oferecendo aos produtores de todo o Brasil, de forma sempre inovadora, informações que permitam a eles participar do crescimento do agronegócio no país."

NOVIDADES

No dia do seu aniversário, o Canal Rural lança o mais completo site de meteorologia voltado ao agronegócio. Com ampla possibilidade de customização para acompanhar a previsão do tempo e clima, o site permitirá um estudo de acordo com a região e cultura desejadas de até 120 dias. As informações serão detalhadas e interpretadas pelos especialistas da Somar Meteorologia, parceira do Canal Rural.

Outra novidade neste mês de comemorações é a transmissão de uma série de depoimentos de grandes personalidades do agronegócio falando sobre a importância da emissora para o setor. Os depoimentos são veiculados diariamente, dentro da programação da emissora.

Para estender a festa de comemoração a todos os seus telespectadores, o Canal Rural lançou uma promoção especial para preparar seu bolo de aniversário. A receita escolhida, enviada pelo público através do site do Canal Rural, será preparada por um chef de cozinha no programa Bom Dia Campo no dia do aniversário. O material recebido irá para um álbum de fotos na página do Canal Rural na rede social Facebook (www.facebook.com/canalrural), onde os fãs da emissora irão "curtir" a receita que mais gostarem. A mais "curtida" pelo público entre as 20h do dia 6 até as 20h do dia 7 de novembro será selecionada.

"O relacionamento com os telespectadores sempre foi fundamental na história do Canal Rural, e vem crescendo muito com a intensa utilização dos meios digitais, que inclui uma série de ações em redes sociais e novas mídias, como os dispositivos móveis", explica Donário Almeida. "Atualmente o público do Canal Rural pode assistir a programação pela TV ou pela internet, acompanhar a transmissão de leilões no C2Rural em iPads e iPhones e se relacionar com a emissora através de diversas formas. E novas surpresas serão anunciadas nos próximos meses", diz o executivo.

Neste ano de comemorações, o Canal Rural inovou lançando produtos cada vez mais direcionados. Além do Jornal da Pecuária, novo programa diário da emissora que informa e ajuda o pecuarista a tomar as melhores decisões para o sucesso de seu negócio, apresentou o RuralBR (www.ruralbr.com.br), mais completo portal do agronegócio da América Latina, que conta com a maior equipe de jornalistas dedicada ao setor.

Os investimentos na área digital também resultaram no lançamento do Lance Rural (www.lancerural.com.br), novo site de leilões online e primeira ferramenta transacional da emissora, que já conta hoje em dia com outras duas importantes iniciativas voltadas à pecuária - a transmissão de leilões no próprio canal de TV e o site C2Rural.com.br, que exibe eventos ao vivo pela Internet. E, em breve, haverá também o lançamento do aplicativo oficial do Canal Rural para smartphones.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Em 2011 a emissora expandiu ainda mais a sua área de atuação e, em parceria com a Esalq - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), levou ensino profissionalizante a distância para mais de 140 polos credenciados do país. Através de aulas transmitidas ao vivo via satélite, o primeiro MBA em agronegócio a distância do país é um curso destinado a profissionais com nível superior completo que atuam ou desejam atuar nas diversas cadeias do agronegócio e, nesta primeira fase, superou expectativas.

A parceria entre a emissora e a Esalq/USP continua no próximo semestre, com a realização do segundo MBA em Agronegócio a distância e o lançamento do primeiro MBA a distância com foco em Agroenergia - mais um movimento pioneiro do Canal Rural.