Monday, 31 de October de 2011

Grupo RBS lança projeto Artemosfera para valorizar a arte em Porto Alegre

Obras de arte criadas por artistas convidados serão espalhadas por espaços urbanos como praças, ruas e avenidas

Obras de arte criadas por artistas convidados serão espalhadas por espaços urbanos como praças, ruas e avenidas







Um projeto inovador vai mudar a relação dos gaúchos com a arte e embelezar a cidade de Porto Alegre com obras inéditas. Realizado pelo Grupo RBS, o Artemosfera criará um circuito de arte urbana com a colaboração de artistas plásticos convidados. A partir do dia 17 de novembro, cerca de 40 pontos da cidade, incluindo praças, ruas, estações de ônibus e muros, começarão a receber intervenções artísticas, valorizando as áreas e envolvendo as comunidades locais em uma iniciativa pioneira no país.

Patrocinado por Chevrolet, Zaffari, Braskem e TIM e com apoio de Tintas Renner e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o projeto foi concebido pela equipe de Planejamento Multimídia do Grupo RBS, liderada por Maíra Franz.

- Com a ajuda de nossos parceiros, a RBS está à frente de um projeto inédito que vai transformar a cidade por meio da arte – afirma Felipe Goron, diretor de Marketing e Planejamento do Grupo RBS.

Com curadoria do gestor cultural Cézar Prestes – ex-secretário estadual da Cultura (2010), ex-diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs, de 2007-2010) e curador do Salão do Jovem Artista em duas edições –, o Artemosfera contará com a participação de 50 a 60 artistas de várias gerações, muitos de renome nacional. Eles criarão obras de intervenção especialmente para o projeto, provocando a comunidade a lançar um novo olhar sobre as áreas envolvidas. Como as peças estarão distribuídas por toda a cidade, o circuito também contribuirá para incentivar a valorização do patrimônio público.

Lançado na sexta-feira (28), o Artemosfera começa a ter as primeiras obras produzidas nesta semana por artistas plásticos, designers, estilistas, arquitetos, fotógrafos, grafiteiros e publicitários. Elas serão entregues à cidade em três etapas, a partir de meados de novembro. A ideia é que o projeto seja renovado anualmente e contribua para preparar a Capital a receber a Copa do Mundo de 2014. Além disso, também poderá ser estendido a outras cidades.

A campanha publicitária, desenvolvida pela Publivar On, começou a ser veiculada no dia 27 de novembro e será desenvolvida em três fases: teaser (que está no ar), divulgação e encerramento e conscientização (alertando o público para a importância de preservar o patrimônio).

Para acompanhar o projeto: pelo site www.artemosferapoa.com.br e pelo twitter @artemosferapoa.