Donário Lopes de Almeida, diretor-geral do Canal Rural, do Grupo RBS, vai mostrar a experiência da emissora na produção do "Lavouras do Brasil", primeiro reality do agronegócio
O  diretor-geral do Canal Rural, do Grupo RBS, Donário de Almeida Lopes, vai participar no dia 11  de agosto do painel "Muito Além da TV" na ABTA 2010 Feira e  Congresso. Em sua palestra, o executivo vai apresentar os resultados do  projeto transmídia Lavouras do Brasil, reality realizado pelo Canal Rural que  acompanhou durante toda uma safra a evolução de quatro plantações de soja, em  Estados diferentes.
 
 "Ficamos muito satisfeitos pela oportunidade de  mostrar ao mercado um projeto realmente inovador, que mobilizou seu público e  alcançou resultados excelentes", diz Donário Almeida. "O evento da ABTA reúne os  profissionais mais importantes do setor, e o desenvolvimento de conteúdo  transmídia certamente é um dos temas mais interessantes de nossa área na  atualidade." No painel "Muito Além da TV", também haverá a participação do  gerente de novas mídias da Globosat, Marcelo Gluz, e do diretor geral da agência  Irmãos de Criação, Marcus Fernandes.
 
 O projeto Lavouras do Brasil,  primeiro reality do agronegócio brasileiro, é um projeto totalmente inovador,  que integrou participantes de diversos Estados brasileiros ligados à soja,  principal cultura de grãos do país. O público acompanhou tudo pela TV e pela  internet: as lavouras demonstrativas foram monitoradas o tempo todo por câmeras  24 horas por dia, em tempo real, mostrando tudo o que aconteceu nas plantações  de soja em quatro demonstrativas, localizadas nas principais regiões produtoras  do país: Mato grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.
 
 Este conteúdo  inédito gerado para TV foi complementado por uma série de eventos presenciais,  como palestras e dias de campo, além de fóruns virtuais e redes sociais na  internet. Essa ação multiplataforna gerou um resultado único junto à comunidade  rural, envolvendo produtores, pesquisadores, estudantes, fornecedores de  implementos agrícolas e consultores. O projeto durou 10 meses - o tempo de um  ciclo completo da soja -, e contou com a parceria técnica da Embrapa - Empresa  Brasileira de Pesquisa Agropecuária, patrocínio de Bunge e apoio da Massey  Ferguson e Syngenta. A segunda edição do projeto, que trará uma série de  novidades como o uso de tecnologias mobile, tem estreia prevista para o próximo  mês.
 
 A ABTA 2010 é o principal evento do setor de TV paga do Brasil,  promovido anualmente pela Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) e  organizado pela Converge Comunicações. Divide-se em feira e congresso e reúne os  principais líderes da indústria para debater, com especialistas, analistas e  autoridades, temas relevantes para o setor. A programação da ABTA 2010 pode ser  acessada no endereço www.abta2010.com.br, onde também pode ser feito o  credenciamento para a feira e as inscrições para o Congresso. O evento acontece  de 10 a 12 de agosto no Transamérica ExpoCenter em São Paulo.
 
 Sobre o  Canal Rural
 
 O Canal Rural, veículo que integra a plataforma multimídia do Grupo RBS, é hoje a principal plataforma de  comunicação do agronegócio do Brasil, e é a TV segmentada mais assistida pelos  tomadores de decisão do setor (pesquisa Ipsos Marplan). Lançada em novembro de  1996, a emissora tem cobertura nacional, sendo reconhecida como o veículo que  melhor representa o segmento (pesquisa Vox Populi). O Canal Rural, que pertence  ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores  espalhados pelo país, e aos "produtores de milhões" que garantem ao setor uma  participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece  18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser  assistida pelos canais 35 da NET, 105 da SKY, pelas operadoras NEO TV, pela  parabólica ou em tempo real pelo site www.canalrural.com.br.
