Iniciativa do Jornal Pioneiro recebeu 8,2 mil trabalhos de estudantes da região da Serra gaúcha
No ano em que completa 15 anos, o projeto Jornalista por Um Dia, do jornal Pioneiro, bateu recorde de inscrições. O Foca - apelido do projeto, em referência ao jargão usado para identificar jornalistas iniciantes - recebeu 8,2 mil trabalhos de estudantes da Serra.
Criada para incentivar a leitura e a escrita entre crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, a iniciativa é concluída, anualmente, com a publicação de um caderno especial com os 120 melhores conteúdos que chegam à redação do jornal. A publicação é montada conforme a edição diária do Pioneiro, com editorias, textos, fotos e charges produzidas pelos estudantes. A tarefa de selecionar o que entrará neste caderno é do jornalista Fabiano Finco, que há 10 anos coordena o projeto.
Neste ano, o caderno com os textos das crianças circulará encartado na edição do dia 7 de novembro, com 28 páginas. Os autores dos 30 melhores trabalhos ganharão um passeio com acompanhante para o Gramadozoo, e o autor do melhor trabalho recebe um notebook. A escola do aluno vencedor também será premiada e ganhará uma sala de inclusão digital, doada pela Caixa Econômica Federal. No final de novembro, ocorrerá a festa de premiação no pátio do Pioneiro para prestigiar os alunos vencedores, as escolas, os pais envolvidos e os secretários de Educação.
A redação do Pioneiro pesquisou a história de ex-participantes do projeto e, até o dia 29 de outubro, publica nas quartas e sextas-feiras uma série com 15 matérias dos ex-foquinhas, hoje profissionais de sucesso em suas áreas de atuação. Ainda com foco no estímulo da leitura, o projeto Foca tem a cada edição um escritor como padrinho. Neste ano, a madrinha é a escritora Martha Medeiros, que participou de uma conversa com professores e diretores de escolas no início das inscrições.
Jornalista por Um Dia 2011 é uma realização do jornal Pioneiro e da Prefeitura de Caxias do Sul (Secretaria da Cultura e Secretaria da Educação) e conta com a participação especial de Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Caixa Econômica Federal, patrocínio da Câmara Municipal de Caxias do Sul e do Programa Recicla Lâmpada (Acomac e Apliquim Brasil Recicle), e apoio de Maxsul Informática e Gramadozoo.