Profissionais de Zero Hora, Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e RBS TV SC são autores dos 11 trabalhos classificados
São finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo 2011 nas categorias Educação, Fotografia, Telejornalismo e Regional Sul 11 trabalhos de profissionais de Zero Hora, Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e RBS TV SC. Este é o maior número de finalistas já atingido pelos veículos do Grupo RBS desde o surgimento do prêmio. Inclusive, na categoria Regional Sul, todos os cinco finalistas são trabalhos produzidos por profissionais da RBS. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 16 de novembro.
Para selecionar os 70 trabalhos finalistas desta 56ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo, patrocinado pela ExxonMobil, as comissões examinaram 604 reportagens, séries de reportagens ou artigos, 169 trabalhos fotográficos, 211 trabalhos de criação gráfica em jornal, 58 trabalhos de criação gráfica em revista e 140 primeiras páginas de jornal, além de 90 trabalhos de telejornalismo, totalizando 1.272 inscrições.
Estima-se que, em 56 anos de existência, mais de 29 mil trabalhos tenham sido submetidos ao julgamento das comissões do Prêmio Esso de Jornalismo, consolidando a posição de mais importante, tradicional e disputada premiação da imprensa brasileira. A relação completa dos trabalhos finalistas considerados os melhores de 2011, divididos por categoria a que concorrem, segundo a ordem de inscrição, pode ser acessada pelo site http://www.premioesso.com.br/site/home/index.aspx.
Confira quem são os finalistas ao Prêmio Esso pelo Grupo RBS:
- Tatiana dos Santos, Cleisi Soares, Gilmar de Souza e Arivaldo Hermes, com o trabalho Mestre com Carinho, publicado no Jornal de Santa Catarina.
- Tadeu Vilani, com o trabalho A Face Gaúcha da Miséria, publicado no jornal Zero Hora.
- Marcos Porto, com o trabalho A Dor se Repete, publicado no Jornal de Santa Catarina.
- Artur Moser, com o trabalho Alívio no Asfalto, publicado no Jornal de Santa Catarina.
- Ricardo Chaves, com o trabalho Vidas Ausentes, publicado no jornal Zero Hora.
- Francis Silvy, com o trabalho A Guerra entre Shoppings Atacadistas do Vale do Itajaí, transmitido pela RBS TV SC.
- Itamar Melo, com o trabalho Caça-Níqueis, Caça-Vidas, publicado no jornal Zero Hora.
- Carlos Wagner, com o trabalho O Brasil de Bombachas, publicado no jornal Zero Hora.
- Angela Bastos, com o trabalho Os Desapartados, publicado no jornal Diário Catarinense.
- Fabio Gadotti, Upiara Boschi, Natália Viana e Mayara Rinaldi, com o trabalho Supersalários e Surtos de Aposentadorias por Invalidez na Assembleia Legislativa de SC, publicado no jornal Diário Catarinense.
- Diogo Vargas, com o trabalho Corrupção no Ibama, publicado no jornal Diário Catarinense.