Diretor-geral de Produto do Grupo RBS, Marcelo Rech, exibirá o case no 18º Fórum Mundial de Editores, neste sábado
O impacto de uma série de reportagens de Zero Hora, antes e depois da internet, será debatido este mês em Viena, capital da Áustria, durante a Semana Mundial de Jornais, para demonstrar como os jornais podem ampliar a repercussão de seu conteúdo em um ambiente multimídia.
Selecionado pela Associação Mundial de Jornais, o case será apresentado pelo diretor-geral de Produto do Grupo RBS, Marcelo Rech, no painel “Olhando Além da Notícia”, marcado para este sábado (15) durante o 18º Fórum Mundial de Editores, que ocorre simultaneamente com o 63º Congresso Mundial de Jornais da WAN e a IFRA Expo 2011, exposição mundial relacionada ao meio. O case de ZH revela como uma reportagem, com o mesmo teor e apurada pelo mesmo repórter com 16 anos de diferença entre a primeira e a segunda edições, teve sua repercussão ampliada graças às novas plataformas e à interatividade com o público.
Realizadas pelo repórter Carlos Wagner, as duas séries, batizadas de Brasil de Bombachas e Brasil de Bombachas II, retrataram, em 1995 e no início de 2011, como vivem os agricultores gaúchos que deixaram o Estado nas décadas de 70 e 80 para estabelecer novas fronteiras econômicas e culturais no Brasil e em países vizinhos. O case “Antes da Internet e Depois do Facebook – como 16 anos de diferença amplificaram uma grande reportagem de Zero Hora” compara a tecnologia, a forma de apuração e a disseminação das informações e imagens em 1995 e 2011. A conclusão é que, graças a ferramentas como as mídias sociais e à interatividade, a equipe de ZH entrevistou em 2011 um número similar de fontes em metade do tempo. Mais relevante, demonstra como o conteúdo, antes limitado ao papel, tornou-se bem mais diversificado e atingiu um público mais amplo de diferentes formas.
– A reportagem de Carlos Wagner já era excelente em 1995, quando ganhou um Prêmio Esso Regional. Agora, pela coincidência de tema e de repórter com tantos anos de diferença, as duas séries viraram um caso excepcional para se enxergar as vantagens da multimídia a serviço do bom jornalismo – diz o diretor-geral de Produto do Grupo RBS, Marcelo Rech.
A Semana Mundial de Jornais reunirá mais de 1,5 mil publishers, dirigentes e fornecedores de jornais em Viena. O fórum de editores deverá contar com mais de 500 chefes de redação de todo o mundo.