Tuesday, 27 de September de 2011

Rádio Gaúcha e Zero Hora são reconhecidos no Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo

Cid Martins, Fábio Almeida e Tadeu Vilani tiveram seus trabalhos premiados

Cid Martins, Fábio Almeida e Tadeu Vilani tiveram seus trabalhos premiados

Os trabalhos de três profissionais do Grupo RBS ficaram em primeiro lugar no prêmio internacional José Hamilton Ribeiro de Jornalismo.

Da Rádio Gaúcha, os repórteres Cid Martins e Fábio Almeida conquistaram o prêmio na categoria Novas Mídias com a reportagem multimídia Tecnologia a Serviço do Crime, veiculada em outubro do ano passado. De Zero Hora, o fotógrafo Tadeu Vilani venceu na categoria Reportagem Fotográfica com “A face gaúcha da miséria”.

A reportagem de Cid Martins e Fábio Almeida foi ao ar em três partes. Primeiramente, presos que usavam celulares de última geração para driblar o chamado grampo policial foram flagrados pela equipe da Rádio Gaúcha. Na segunda parte, foi mostrado que criminosos estavam usando bloqueadores de sinal GPS para roubar cargas rastreadas por satélites. Na terceira matéria, foi divulgada uma operação do Ministério Público e da Brigada Militar (com escutas e exclusividade) sobre presos que também usavam celulares para comandar crimes. A mesma reportagem também foi a vencedora no ano passado do prêmio de Jornalismo do Ministério Público e ganhou menção honrosa no prêmio ARI de 2010.

A reportagem “A face gaúcha da miséria” mostrou quem são as 385 mil pessoas que vivem no Rio Grande do Sul na extrema pobreza, com renda de no máximo R$ 70 mensais. A série foi publicada em Zero Hora entre os dias 31 de julho e 2 de agosto.

A homenagem às melhores reportagens em língua portuguesa foi organizada pela Regional Rio Preto do Sindicato dos Jornalistas e Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, da FENAJ e da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa. Os trabalhos foram premiados em cerimônia realizada na última sexta-feira (23), em São José do Rio Preto (SP).