A mostra competitiva foi realizada entre os dias 12 e 17 de setembro em diversas cidades sergipanas
Três curtas gaúchos produzidos pelo Núcleo de Especiais da RBS TV foram premiados na 11ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), realizado nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Estância entre os dias 12 e 17 de setembro. Os trabalhos agraciados pelo júri oficial foram:
(Um detetive é contratado por um homem para encontrar seu amigo de infância, desaparecido há mais de cinquenta anos. Como encontrar alguém que só existe na imaginação de um homem? Esse é o dilema de um detetive particular que pede ajuda a crianças para resolver o assunto.
(Faltando uma semana para o casamento e com todos os preparativos na reta final, a noiva descobre que seu noivo não se sente preparado para casar. Em meio a muitos compromissos a serem desmarcados e objetos a serem devolvidos, ela tem a única certeza que precisa decidir que rumo seguirá sua vida. Ela tem uma ideia criativa de se desfazer dos doces que sobraram do casamento e deixar um pouco de lado a tristeza.)
(No ano de 1833, quatro índios charruas foram enviados para Paris, como atrações exóticas de um zoológico humano na Cidade Luz. Esses índios, originários do sul do Brasil e da Bacia do Prata, aprisionados em uma emboscada na cidade de Salsipuedes, no Uruguay. Os quatro índios viveram por alguns meses em Paris e logo foram mortos por doenças comuns aos brancos.)
Os dois primeiros curtas-metragens fazem parte do projeto Histórias Curtas e o documentário pertence à série Histórias Extraordinárias.
Todos os anos, o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) realiza diversos tipos de atividades que buscam dinamizar a cena audiovisual e cultural sergipana. São rodas de conversa, shows musicais, oficinas, mostras – essas últimas já tradicionalmente divididas entre as modalidades informativas e competitivas.
* Clique nos links e assista aos curtas.