Monday, 26 de September de 2011

Curtas Gaúchos da RBS TV são premiados na 11ª edição do Festival Curta-SE

A mostra competitiva foi realizada entre os dias 12 e 17 de setembro em diversas cidades sergipanas

A mostra competitiva foi realizada entre os dias 12 e 17 de setembro em diversas cidades sergipanas

Três curtas gaúchos produzidos pelo Núcleo de Especiais da RBS TV foram premiados na 11ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), realizado nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Estância entre os dias 12 e 17 de setembro. Os trabalhos agraciados pelo júri oficial foram:

  1. 1. Traz Outro Amigo Também*, de Frederico Cabral, na categoria Melhor Vídeo;

(Um detetive é contratado por um homem para encontrar seu amigo de infância, desaparecido há mais de cinquenta anos. Como encontrar alguém que só existe na imaginação de um homem? Esse é o dilema de um detetive particular que pede ajuda a crianças para resolver o assunto.

  1. 2. Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida*, de Denise Marchi, na categoria Melhor Ficção;

(Faltando uma semana para o casamento e com todos os preparativos na reta final, a noiva descobre que seu noivo não se sente preparado para casar. Em meio a muitos compromissos a serem desmarcados e objetos a serem devolvidos, ela tem a única certeza que precisa decidir que rumo seguirá sua vida. Ela tem uma ideia criativa de se desfazer dos doces que sobraram do casamento e deixar um pouco de lado a tristeza.)

  1. 3. Os Últimos Charruas*, de Vinícius Cruxen, na categoria Melhor Documentário.

(No ano de 1833, quatro índios charruas foram enviados para Paris, como atrações exóticas de um zoológico humano na Cidade Luz. Esses índios, originários do sul do Brasil e da Bacia do Prata, aprisionados em uma emboscada na cidade de Salsipuedes, no Uruguay. Os quatro índios viveram por alguns meses em Paris e logo foram mortos por doenças comuns aos brancos.)

Os dois primeiros curtas-metragens fazem parte do projeto Histórias Curtas e o documentário pertence à série Histórias Extraordinárias.

Todos os anos, o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) realiza diversos tipos de atividades que buscam dinamizar a cena audiovisual e cultural sergipana. São rodas de conversa, shows musicais, oficinas, mostras – essas últimas já tradicionalmente divididas entre as modalidades informativas e competitivas.

* Clique nos links e assista aos curtas.