Desta sexta-feira (16) até o início do evento esportivo, faltam mil dias
Esta sexta-feira, 16 de setembro, é a data oficial que marca os mil dias para a Copa do Mundo. Para registrar o começo da contagem regressiva, os veículos e as empresas do Grupo RBS vão realizar ações especiais.
Oficialmente, por orientação da Fifa, todas as cidades-sedes, como Porto Alegre, realizarão uma ação para marcar esta data. Já que faltam mil dias para a Copa em um dia da Semana Farroupilha, 16 de setembro, a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul resolveram unir os dois momentos, promovendo uma cavalgada do Estádio Beira-Rio até o Acampamento Farroupilha, com realização da RBS Eventos.
No Estádio Beira-Rio, a saída da cavalgada em direção ao Acampamento Farroupilha será às 11h e a chegada ocorrerá por volta do meio-dia. Durante o percurso, os cavalarianos escoltarão uma placa comemorativa dos "1000 dias para a Copa". No acampamento, a abertura do evento, às 10h30, fica por conta do show de Jader Rocha, seguido por Elton Saldanha, às 11h. Durante as apresentações, às 10h45, serão distribuídos lenços e ‘mãozinhas’ comemorativas para o público. Com a chegada da cavalgada ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, por volta do meio-dia, tem início o cerimonial, aberto pelo artista Luis Carlos Borges, interpretando o Hino Nacional. Em seguida, haverá o descerramento da placa “1000 dias para a Copa”, com a fala do secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe Neto, representando o governo estadual, e do prefeito José Fortunati. Na sequência, os projetos de Porto Alegre serão entregues à Caixa Econômica Federal. Para finalizar, Elton Saldanha executará o Hino Rio-Grandense, seguido de um show de encerramento, com Luiz Carlos Borges.
Zero Hora preparou uma edição especial para esta sexta. Sete páginas na editoria de Esportes foram dedicadas a assuntos ligados tanto ao futebol quanto à infraestrutura necessária para a realização dos jogos, em 2014. Um dos destaques é o Copômetro, que mostra, com ícones, a situação atual das 11 obras em Porto Alegre para a Copa. A projeção segue com artigos do prefeito José Fortunati, do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do ministro do Esporte, Orlando Silva. ZH mostra ainda como estavam as cidades e os estádios da Alemanha e da África do Sul a mil dias das Copas realizadas nos dois países, em 2006 e em 2010, respectivamente, e como os porto-alegrenses recebem estrangeiros. Assim como os demais jornais do Grupo RBS, o Diário Gaúcho também destaca o dia que dá início à contagem regressiva para a Copa do Mundo.
Na TVCOM, os programas TVCOM Esportes, Jornal TVCOM, Diretoria FC, Pedro Ernesto Entrevista, Conversas Cruzadas e Jornal da Meia-Noite estarão envolvidos com a cobertura editorial deste dia especial. O TVCOM Esportes reportará como estão as obras no Beira-Rio e a preparação do estádio para receber os jogos da Copa. O Conversas Cruzadas promoverá uma discussão sobre como Porto Alegre pode se desenvolver economicamente com um evento do porte da Copa do Mundo. O Jornal da Meia Noite mostrará os eventos que aconteceram na capital para marcar os 1000 para o Mundial. Além desta programação, flashes ao vivo vão mostrar como anda a expectativa, a preparação e a mobilização dos porto-alegrenses e da capital gaúcha para a Copa do Mundo.
Nesta sexta, os telejornais locais da RBS TV vão dar destaque à data. O Bom Dia Rio Grande foi temático sobre os mil dias. Ao vivo, do Estádio Beira-Rio e do Aeroporto Internacional Salgado Filho, autoridades foram entrevistadas sobre a preparação da cidade para receber o evento. O Jornal do Almoço vai exibir uma reportagem especial sobre a cavalgada, realizada pela RBS Eventos. No quadro JA Responde, o secretário extraordinário para a Copa do Mundo, João Bosco Vaz, vai esclarecer as dúvidas dos telespectadores. O RBS Notícias fará um resumo das ações realizadas nesta sexta (16).
A mil dias da Copa, o clicEsportes relança o especial do Mundial. Além de matérias especiais, infográficos e de uma contagem regressiva, o site convida os internautas a formarem uma corrente de esperança para o país da Copa com o especial Mil Sonhos para 2014. Por meio de envio de mensagens, é possível sonhar com o Brasil que o povo quer ver daqui a mil dias, passando por Economia, Segurança, Política, Saúde e Futebol. Para participar, basta escrever uma mensagem, enviar uma foto e sonhar.
Nesta sexta-feira (16), a programação da Rádio Gaúcha vai abordar os 1000 dias para Copa do Mundo, com reportagens e vinhetas especiais sobre o assunto. O repórter especial Luciano Perico estará na rua acompanhando os eventos relacionados à data, com foco na cavalgada do Estádio Beira-Rio até o Acampamento Farroupilha. No programa Polêmica, os debatedores discutirão o legado que a Copa deixará para os brasileiros.