Tuesday, 13 de September de 2011

Mobile marketing, meios digitais, geração Y e empreendedorismo foram pauta do RBS Debates 2011

Bob Wollheim (de pé) e Terence Reis palestraram no evento, que teve mediação de Roger Lerina

Evento, que contou com a presença de Bob Wollheim e Terence Reis, abriu o 24º SET Universitário, na PUCRS, em Porto Alegre, na noite desta segunda-feira (12)

O empreendedor Bob Wollheim, sócio da Sixpix Content – empresa de produção de conteúdo com foco na Geração Y, parceira da RBS – e Terence Reis, diretor de operações e sócio do Grupo Pontomobi, empresa de mobile marketing do Grupo RBS, participaram da 14ª edição do RBS Debates: Encontros Improváveis – Universo de Ideias. Empreendedorismo, geração Y, meios digitais e mobile marketing foram os assuntos abordados na discussão que foi mediada pelo comunicador Roger Lerina para cerca de 750 pessoas. Realizado pelo Grupo RBS, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o evento de abertura do 24º SET Universitário da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) ocorreu na segunda-feira (12), às 19h30, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS), com entrada franca.

Bob provocou o público com seu ponto de vista diferente do senso comum: a geração Y, que tem a capacidade de realizar diversas atividades ao mesmo tempo com a ajuda de toda a tecnologia disponível no mercado, não deve ser bajulada e nem menosprezada. Bob utilizou-se do exemplo do PC Siqueira, celebridade da internet, para ilustrar como a comunicação se dá no meio digital. Com linguagem informal, a liberdade é a principal característica de sucesso desses comunicadores. Bob declarou suspeitar daqueles que se definem especialistas em redes sociais, pois na realidade o mundo precisa é de “especialistas em gente”. A imagem que ilustrou o raciocínio era a de um antigo técnico em telefone fixo.

Terence falou com propriedade sobre o avanço da portabilidade digital. Sua apresentação foi composta por gráficos e focou na mudança no padrão de acesso à informação. O sócio do Grupo Pontomobi apresentou uma evolução do assunto mobile na última década e declarou que a realidade vivida hoje, em que aplicativos são extremamente populares e podem ser desenvolvidos por pequenas empresas, era totalmente improvável três anos atrás, por isso ele não se atreveu a fazer nenhum tipo de previsão para o futuro do mobile marketing.

O RBS Debates é realizado anualmente, desde 1998, pelo Grupo RBS e pela PUCRS. O evento integra a semana acadêmica dos cursos de comunicação da PUCRS – o SET Universitário. É a principal atração do evento, pois reúne grandes nomes do mercado, aproximando-os de estudantes e professores e também da comunidade. O evento é aberto ao público e gratuito.