Monday, 5 de September de 2011

Um novo nome no Almanaque Gaúcho de Zero Hora

Fotógrafo Ricardo Chaves, o Kadão, assume a seção nesta segunda-feira (5)

Fotógrafo Ricardo Chaves, o Kadão, assume a seção nesta segunda-feira (5)

Zero Hora estreia nesta segunda-feira (5) a nova seção Almanaque Gaúcho. Sucesso há 12 anos no jornal, o espaço destinado à cultura e aos costumes do Rio Grande está renovado graficamente e a cargo do fotógrafo Ricardo Chaves, que passa a conduzir os leitores também por temas universais. Com o novo editor, os fãs do Almanaque de ZH ganham ainda um blog (www.zerohora.com/almanaquegaucho) para interagir com a seção.


Com toque de reportagem fotográfica, Kadão continuará recuperando lembranças, datas históricas, poemas, piadas e cenas do passado mantidas na memória. Como fizeram seus antecessores, o editor Antônio Goulart, até 3 de dezembro de 2000, e Olyr Zavaschi, falecido em 3 de junho deste ano, Kadão receberá a indispensável contribuição dos leitores pelo e-mail almanaque@zerohora.com.br ou pelo telefone (51) 3218-4307.

Na internet, o Almanaque Gaúcho abre um canal para armazenar fotos, pensamentos e causos dos leitores. Além de Kadão, o repórter Luís Bissigo garantirá a permanente interatividade no blog.

Ricardo Chaves

Nasceu em Porto Alegre em 21 de julho de 1951. Ingressou no jornal Zero Hora em 1969 como auxiliar de laboratório e fotógrafo. Nos anos 70 e 80, trabalhou na Agência Focontexto, na sucursal do Jornal do Brasil na Capital e em revistas como Veja, Placar, Quatro Rodas e Isto É. Foi coordenador da Agência Estado, em Brasília, acompanhou presidentes da República e a promulgação da Constituição. Em 1992, retornou a Zero Hora como editor de fotografia e participou de inúmeras reportagens especiais, inclusive no Exterior. Nos últimos anos, foi consultor de fotografia para jornais do Brasil e do Exterior e seu trabalho está percorrendo o Estado na exposição itinerante de ZH Vidas Ausentes.