Homenagem aos 50 anos do Parque Nacional do Xingu estreia neste domingo (21) no Fantástico
Agata Cipriani, de Joinville, e Camylla Bittorio, de Florianópolis, compõem o grupo de oito jovens que participaram do projeto Expedição Xingu. A série, que estreia neste domingo (21) no Fantástico - na Rede Globo e retransmitido pela RBS TV - é uma homenagem aos 50 anos do Parque Nacional do Xingu e à saga dos irmãos Orlando, Claudio e Leonardo Villas Bôas, responsáveis pela Expedição Roncador-Xingu.
A série conta com fotos, documentários e vídeos da equipe formada pelo jornalista Rodrigo Alvarez e oito universitários, que refizeram a Expedição criada pelo então governo Getúlio Vargas, em 1943. A saga tinha o objetivo de interiorizar o Brasil, e contava com sertanejos, na região do atual Mato Grosso. Os irmãos Villas Bôas participaram do processo, que durou 16 anos, e contribuíram de maneira significativa, catalogando milhares de indígenas e diversas tribos e criando o Parque Indígena do Xingu.
Para retratar o episódio com mais realidade, os participantes da Expedição Xingu se caracterizaram com vestimentas e utilizaram utensílios da jornada. Os 40 dias dessa saga serão mostrados em seis semanas no ‘Fantástico’, que vai ao ar logo após ‘Domingão do Faustão’.