Thursday, 18 de August de 2011

Parceria leva ensino profissionalizante a distância para trabalhadores rurais

Canal Rural, Agromix, ABCZ e FAZU firmam parceria que promove capacitação aos trabalhadores do agronegócio

Canal Rural, Agromix, ABCZ e FAZU firmam parceria que promove capacitação aos trabalhadores do agronegócio

Uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Canal Rural e Agromix vai levar ensino profissionalizante aos trabalhadores rurais de todas as regiões do Brasil. Pela televisão, os alunos poderão assistir às aulas que serão complementadas por materiais impressos e na Internet. Ao final do curso, os inscritos receberão seu certificado de conclusão.

O telecurso tem como objetivo promover a capacitação desses trabalhadores, e também melhorar a gestão das atividades e ganhos dos produtores rurais em seus negócios, oferecendo aos interessados um conteúdo qualificado, flexibilidade de tempo e redução de custos. Os temas dos primeiros cursos serão "Manejo Animal", "Gerenciamento da Propriedade Rural" e "Nutrição, alimentos e alimentação de bovinos".

Cada curso terá duração de dois meses e os inscritos receberão apostilas para acompanhar as tele-aulas, além de acesso ao site com todo o conteúdo especial, atendimento exclusivo e, ao final de cada curso, certificado de conclusão emitido pela FAZU (após realização de prova presencial).

Para permitir o acesso ao curso a um número maior de trabalhadores, haverá duas formas de inscrição: individual ou em grupos de 12 pessoas, que terão valor diferenciado. Desta forma, é possível que um fazendeiro, por exemplo, contrate o curso para capacitar vários de seus funcionários.

"Desde sua criação, há quase quinze anos, o Canal Rural está comprometido com a formação e o aprimoramento profissional dos trabalhadores do campo", diz Donário Lopes de Almeida, diretor-geral do Canal Rural. "Esta parceria com a ABCZ, que envolve também a FAZU e o Agromix, é uma grande conquista para levarmos a esse público a formalização do aprendizado que ele recebe pela TV."

A formalização da parceria ocorrerá no dia 19 de agosto, durante a Expogenética, em Uberaba, Minas Gerais. Estarão presentes Eduardo Biagi, presidente da ABCZ; José Olavo Borges Mendes, representando a FAZU; Juan Lebrón, representando o Canal Rural; e Marcelo Curi, diretor do Agromix.

Independentemente da inscrição, todos os telespectadores da Agromix poderão acompanhar o curso pela TV, mas apenas os matriculados terão acesso ao material didático, ao site especial do curso e receberão o certificado, após a realização de uma prova presencial nas unidades da ABCZ de cada Estado, ou em sindicatos rurais conveniados.

As tele-aulas dos três cursos serão gravadas nas sedes da FAZU e ABCZ, e editadas sob a responsabilidade do Canal Rural. As aulas inéditas serão exibidas no canal Agromix às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 18h e em horário alternativo às terças, quintas e sábados, das 6h às 7h.

O Agromix pode ser sintonizado em todo o Brasil pela parabólica digital (satélites Brasilsat B4 e Starone C2) e também pode ser assistido ao vivo na Internet (www.agromix.tv). A emissora também está presente em operadoras de TV a cabo de nove Estados.