Wednesday, 6 de July de 2011

RBS TV prepara Jornal do Almoço especial para os 200 anos de Pelotas

Festejos pelos dois séculos de fundação do município do sul do Estado, que serão completos em 2012, começam nesta quinta-feira (7)

Festejos pelos dois séculos de fundação do município do sul do Estado, que serão completos em 2012, começam nesta quinta-feira (7)

A RBS TV vai celebrar o início das comemorações dos dois séculos de fundação de Pelotas com um Jornal do Almoço especial sobre a cidade nesta quinta-feira (7), dia do padroeiro da cidade, São Francisco de Paula. Ao vivo da Praça Coronel Pedro Osório, em Pelotas, as repórteres e apresentadoras Carla Fachin, da RBS TV Porto Alegre, e Cristina Ramos, da RBS TV Pelotas, vão mostrar as atrações e falar sobre a história, a tradição, a cultura, a movimentação na cidade e a programação do aniversário de 200 anos. A rivalidade do futebol entre os times Brasil de Pelotas, Pelotas e Farroupilha também será abordada.

Serão feitas intervenções nos três blocos do JÁ que são transmitidos para todo o Estado, e o bloco local será apresentado da praça da cidade. Para animar o programa, a trupe circense do Grupo Tholl fará performances durante todo o programa. O Jornal do Almoço começa ao meio-dia.

Sobre Pelotas

A Freguesia de São Francisco de Paula, fundada em 7 de julho de 1812 por iniciativa do padre Pedro Pereira de Mesquita, foi elevada à categoria de vila em 7 de abril de 1832. Três anos depois, o presidente da província, Antônio Rodrigues Fernandes Braga, outorgou à vila o título de cidade, com o nome de Pelotas, sugestão dada pelo deputado Francisco Xavier Pereira. O nome originou-se das embarcações de varas de corticeira forradas de couro usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas. A grande expansão das charqueadas fez com que Pelotas fosse considerada a capital econômica da província, vindo a se envolver em todas as grandes causas cívicas.

Pelotas tem a segunda maior concentração de curtumes do Estado e uma das maiores capacidades curtidoras de couro e peles do Brasil. O município tem ainda tradição na cultura do pêssego e do aspargo. A produção de leite é o grande destaque na pecuária, o que torna a cidade uma das maiores bacias leiteiras do Estado. Pelotas apresenta um comércio ágil e diversificado com serviços especializados e empresas de pequeno, médio e grande porte.