Friday, 24 de June de 2011

Instituto Crack nem Pensar lança campanha nacional

Iniciativa tem apoio das principais redes de comunicação do país

Iniciativa tem apoio das principais redes de comunicação do país

Neste domingo (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, o Instituto Crack Nem Pensar (ICNP) lança para todos os estados brasileiros (exceto RS e SC) a campanha "Crack, nem pensar". A parceria com Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ressalta os efeitos nefastos da droga e orienta que, entre os usuários, são comuns casos de violência, de prostituição, de roubos e de assassinatos, dentro e fora de casa.

O crack é uma droga tão devastadora que pode viciar na primeira vez, provocando as piores consequências. Este é o principal argumento da campanha que pretende divulgar e promover ações de prevenção ao uso da pedra. As peças publicitárias em TV, jornal e internet visam a conscientizar o público e as autoridades sobre a importância de barrar o avanço do crack e encontrar soluções para o problema.

“A sociedade civil não pode ficar esperando que o Poder Público resolva todos os problemas, principalmente os mais complexos, que dependem de iniciativa e mobilização de todos. A idéia é mostrar a gravidade do problema, mas também apontar alguns caminhos que, necessariamente, passam pela mobilização e solução conjunta”, diz o presidente do ICNP, Marcelo Dornelles.

A campanha “Crack, nem Pensar” foi lançada, originalmente, pelo Grupo RBS em 2009 e mostrou os efeitos do crack e os malefícios físicos e psicológicos causados a quem experimenta. Em 2010, continuou com o objetivo de evitar que mais pessoas experimentassem a droga, impedindo, assim, o aumento do número de usuários.

“No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, em decorrência desta campanha, a sociedade se mobilizou em torno do tema, recebendo informações qualificadas e cobrando iniciativas e políticas públicas nas áreas de saúde, segurança, educação e assistência social, que alcançaram resultados positivos. Esperamos que seja assim também no restante do país”, afirma Dornelles.

Com a criação do Instituto Crack nem Pensar, o Grupo RBS cedeu todos os direitos de uso das peças publicitárias para a instituição. Como já houve a mobilização no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a veiculação não ocorrerá nesses dois estados do Sul. A campanha, que vai até o final de julho, terá oito inserções diárias nas emissoras de televisão parceiras do CNJ, além de revistas, jornais e sites nacionais.

Sobre o Instituto Crack Nem Pensar

Criado em novembro de 2010 e inspirado na campanha institucional lançada pelo Grupo RBS em 2009, o Instituto Crack Nem Pensar é uma organização de direito privado sem fins lucrativos voltada à produção e disseminação de conhecimento. Com a proposta de ser referência nacional na luta contra as drogas, é composto por representantes das seguintes entidades: Associação Catarinense do Ministério Público, Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, Associação dos Magistrados Catarinenses, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.